Macaíba registra queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal

Foto: Macaíba em Foco

A rede municipal de ensino de Macaíba registrou queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos finais do ensino fundamental. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a nota do IDEB 2023 de Macaíba foi 3,4, em 2021, a cidade estava com IDEB de 3.7. Os números mostram que não houve avanço, mas sim retrocesso na qualidade do ensino.

Os anos finais do ensino fundamental são as turmas do 6º ao 9º ano.

Quanto ao IDEB dos anos iniciais da rede municipal, Macaíba ficou estável, obteve o mesmo índice de 2021, em 4,3.

Ao analisar o contexto geral dos dados, fica evidente que nos últimos dois anos a educação macaibense estagnou, não avançando nas melhorias da qualidade do ensino. O IDEB da rede municipal de Macaíba está entre os nove mais ruins do estado.

Escolas fechadas

Duas escolas da zona rural nos últimos anos foram fechadas, as unidades de Porteiras e Riacho do Feijão, os alunos foram transferidos para outras escolas, saindo de suas comunidades. Em Peri-Peri, a escola municipal Manoel Simplicio está funcionando em uma residência alugada, enquanto o prédio próprio da escola está fechado. São essas situações que mostram como a educação de Macaíba se encontra.

 

 

 

Administrador