Macaíba perde verba por descumprir critérios do Fundeb

O município de Macaíba não receberá recursos federais adicionais do indicador Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) em 2025, conforme dados divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretaria municipal de Educação não receberá os recursos do indicador devido ao não cumprimento de condicionalidades vinculadas ao desempenho educacional.

O fato é lamentável, pois os recursos poderiam ser utilizados na formação de professores, na infraestrutura das unidades escolares. Enquanto Macaíba perde, São Gonçalo do Amarante receberá mais de 7 milhões de reais do VAAR.

O jornal Tribuna do Norte destaca: No Rio Grande do Norte, 122 municípios receberão complementação via VAAT, mas apenas os que cumprem as cinco condicionalidades têm direito ao VAAR. A exclusão reforça a urgência de ações coordenadas para fortalecer a gestão da educação potiguar, diz a ex-secretária de educação do Estado, Cláudia Santa Rosa. “A gente tem 74 municípios verificando essa tabela da Femurn e o Estado, é bom não esquecer, que o ente Estado também está perdendo milhões, deixando de receber”, destaca a especialista.

 

 

Administrador