Jovens em processo de ressocialização recebem certificados da EAJ

Felipe (nome fictício) tem 17 anos e cumpre medida socioeducativa de semiliberdade no município de Natal. Ao longo dos últimos três meses, o jovem iniciou um processo de capacitação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN.
O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e a 1° Vara da Infância e Juventude de Natal. Felipe é um dos 19 jovens que receberam, na quinta-feira, dia 18 de junho, o certificado de conclusão de curso no Centro de Treinamento Profissional da Cidade da Esperança.
A parceria entre PRONATEC, Escola Agrícola de Jundiaí, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal, para oferta de cursos para os jovens em processo de ressocialização, foi firmada em outubro de 2014, com o objetivo de promover a cidadania, a profissionalização e a ressocialização de jovens que cumprem medida socioeducativa.
Segundo a representante da FUNDAC, Tomázia Isabel Fernandes de Araújo, essa oferta de cursos profissionalizantes pela Escola Agrícola de Jundiaí faz parte do cumprimento da medida socioeducativa e reinserção social e familiar que a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente e a 1° Vara da Infância e Juventude de Natal procuram desenvolver.

“Incluir os jovens que cumprem penas socioeducativas, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, é assegurar o direito básico à educação. Não é pedindo a redução da maioridade penal que vamos resolver o problema da criminalidade em nosso país. Precisamos oferecer oportunidades, e hoje mostramos que é possível unir forças para promover a cidadania e a ressocialização de jovens”, disse Isabel Fernandes.
Para a mãe de um dos jovens atendidos pelo programa, Maria Dulcineide da Silva, a oferta de cursos para os adolescentes em processo de cumprimento de medida socioeducativa é muito importante e ajuda muito na recuperação.
“Meu filho cometeu um erro e com esta oferta de curso ele tem a chance de transformar a sua vida. Como mãe, sinto-me muito realizada em ver meu filho recebendo um certificado com o nome da Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN. Espero que com este certificado ele possa conquistar melhores oportunidades de vida. Sou muito grata pela oportunidade e espero que mais jovens possam ter esta mesma oportunidade”, disse Maria Dulcineide.
Para o coordenador Geral do PRONATEC/EAJ, professor João Inácio Silva, é uma satisfação poder realizar esta entrega de certificados em parceria com a 1° Vara da Infância e da Juventude de Natal.
“A união entre Escola Agrícola de Jundiaí e a 1° Vara da Infância e da Juventude de Natal oportuniza cursos de qualidade que irão facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho como autônomos ou empreendedores. Como Unidade Acadêmica da UFRN, cumprimos com esta parceria nossa missão em promover a cidadania e difundir o conhecimento”, afirmou João Inácio.
A cerimônia de entrega de certificados contou com a participação da representante da FUNDAC, Tomázia Isabel Fernandes de Araújo; da representante da Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal, Gerlane de Carvalho; da supervisora, do orientador, da assistente social e da auxiliar administrativa do PRONATEC/EAJ/UFRN, Kainara Oliveira, Paulo Roberto de Souza, Silvana Jacôme e Ana Carolina, respectivamente, além de professores, pais e alunos.
Cursos
Os jovens atendidos pelo programa concluíram o curso de Montador e Reparador de Computadores, que tem como objetivo capacitar os participantes a montar, instalar e configurar dispositivos de hardware, além de instalar sistemas operacionais, softwares, aplicativos e reparar microcomputadores, tudo de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade e segurança. O curso tem carga Horária de 180 horas.
Além do curso de Montador e Reparador de Computadores também foi ofertado o curso de Confeccionador de Bijuterias, com carga horária de 220 horas.
Portal UFRN

Administrador