Foto: Macaíba no Ar/ Anderson Barros |
Foi aberta hoje (27) a IV Semana de Ciências Agrárias do Campus Macaíba ( Escola Agrícola de Jundiaí). Em seu discurso o principal responsável pela instituição, o diretor Júlio César de Andrade, trouxe ao conhecimento dos presentes o crescimento que a EAJ vem tendo nos últimos 7 anos. Entre eles estão o aumento de docentes, da chegada dos cursos de graduação e pós graduação, da Escola Agrícola ser hoje o maior polo de cursos do Pronatec e do Etec -Brasil no estado. E também falou da estrutura física do campus, que o restaurante universitário está concluído, faltando apenas a instalação da parte elétrica, também falou das melhorias que deve passar a residência dos estudantes dos cursos técnicos.
Após o discurso de abertura da Semagrária, aconteceu uma palestra sobre recursos hídricos, com a professora Joana Darc, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ela pode mostrar aos presentes na quadra da escola, que a situação hídrica do estado é de alerta, já que vários municípios potiguar estão com grande problema da falta d´água. Ela também trouxe a importância da construção de meios que possam armazenar água, sendo ela em forma de barragem na superfície ou subterrânea.
Hoje foi apenas o inicio da semana agrária, a partir de amanhã inicia durante tanto na parte da manhã quanto da tarde as palestras e mini cursos voltados aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zooctecnia e também dos cursos técnicos da escola, como informática, agropecuária, agroindustria e entre outros. Mais de 600 pessoas se inscreveram para a semagrária.