O ex-candidato a prefeito de Natal e porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, Freitas Júnior, publicou em sua página no Facebook, a preocupação com a Reforma da Previdência defendida pelo Governo de Michel Temer (PMDB) e pelo Governo Robinson Faria de aumentar contribuição previdenciária dos servidores.
Trabalhadoras e trabalhadores ocuparam as ruas ontem para se manifestarem contra a reforma da previdência encaminha pelo governo Temer(PMDB) ao Congresso Nacional e pelo Governo Robinson(PSD) à Assembleia Legislativa.
A proposta do governo federal aumenta o tempo de contribuição das mulheres e trabalhadores rurais para 65 anos, e na prática extingue a aposentadoria rural especial. Já o governo estadual pretende aumentar a alíquota de contribuição de 11% para 14%, enquanto continua devendo os valores sacados dos fundos de previdência estadual.
É preciso levar em consideração a dupla jornada (profissional e doméstica) das mulheres, as peculiaridades regionais (a expectativa de vida no Nordeste é de 66 anos), a insalubridade e perigo das atividades que recebem aposentadoria especial (a pesca que se configura como atividades de alto risco, por exemplo). Além da necessidade de se pensar na sustentabilidade dos fundos previdenciários, para isso será preciso a vedação de saques da parte dos governos e a transferência de parte dos impostos ligados as atividades profissionais com aposentadoria especial, caso do Imposto Territorial Rural – ITR, que pode ajudar no custeio das aposentadorias das agricultoras e agricultores.