O professor Rômulo Estânrley através de seu perfil no Facebook informa sobre a primeira escola estadual de Macaíba de nível médio a aderir ao tempo integral, a partir de 2018. Veja o que ele publicou.
Em reunião realizada na quarta-feira, dia 13 de setembro de 2017, a comunidade escolar da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, através do seu Conselho Escolar, votou por unanimidade na adesão ao Ensino Médio em Tempo Integral, a partir de 2018.
O ponto alto da reunião foi a polêmica em torno da questão sobre o destino dos mais de 200 alunos do Ensino Fundamental do estabelecimento. A diretora da 1ª Dired garantiu que os alunos serão transferidos para a Escola Estadual Arcelina Fernandes, na Rua Dr. Pedro Matos (Rua da Aliança).
A princípio, foi sugerido o CAIC, mas diante da recusa dos pais e dos alunos (devido a falta de estrutura e de segurança), foi descartado. Para isso, prometeu também que a Secretaria Estadual de Educação garantirá as vagas de matrículas e transporte escolar para os estudantes.
Em estados como Pernambuco, cujo IDEB era um dos mais baixos do país e hoje disputa o 1º lugar com São Paulo, é comum os estudantes passarem o dia todo na escola. Isso faz diferença não só na qualidade da educação, mas também no desenvolvimento do país como um todo.
O período integral também é uma grande ajuda para os pais que, cada vez mais, trabalham o dia todo e não conseguem dar o suporte necessário aos filhos nos estudos.
Outro ponto positivo das escolas em período integral é a estrutura física, que propicia ao aluno uma vivência diversificada e uma formação além da sala de aula. Há indícios também de que os alunos em período integral melhoram o rendimento escolar, pois contam com orientação especializada durante todo o dia, e que a convivência familiar também ganha em qualidade. Isso porque o tempo em casa passa a ser um tempo só da família e não de levar a aulas extra-curriculares, por exemplo.
Confira algumas vantagens do período integral:
1. MELHORA O RENDIMENTO DO ALUNO
Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas, por exemplo. Colégios que possuem a opção do período integral ou meio período chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral.
2. LIBERA OS PAIS PARA O TRABALHO
Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar.
3. SUPRE AS NECESSIDADES DE PRATICAR ESPORTES
Futebol, vôlei e outras modalidades esportivas serão ofertadas. Assim, o colégio supre as necessidades de pais que não têm tempo para levar e buscar os filhos em todas essas atividades, e os alunos ficam em dia com suas necessidades de prática esportiva.
4. PROPORCIONA MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO OCIOSO
Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem na companhia de celulares, tevês e games. Nas escolas, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.
5. AFASTA O RISCO SOCIAL
É muito mais difícil um jovem que passe o dia todo na escola se envolver em problemas sociais. Como não tem tempo ocioso, ela acaba não tendo tempo para aprontar. Isso acontece especialmente em uma escola distante da cidade, já que a interação com o ambiente externo acaba sendo sempre sob acompanhamento de professores (no caso de excursões e visitas, por exemplo) ou pais.
6. POSSIBILITA A ORIENTAÇÃO DOS ESTUDOS E DAS TAREFAS
Para um jovem, é muito difícil se organizar sozinho e encontrar tempo para os estudos de forma regular, especialmente com a tentação da internet ou do vídeo game por perto. Em escolas de período integral, os alunos que precisam desse apoio encontram orientação especializada para organizar seu tempo e seus estudos.
7. OFERECE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Pais muito ocupados nem sempre têm tempo para oferecer alimentação às crianças da forma como deveriam. Em muitos casos, eles ainda se sentem culpados por não estarem presentes o dia todo e, por isso, deixam os filhos consumirem alimentos com baixo teor nutricional. No Ensino Integral, isso não acontece. Toda a alimentação é elaborada por uma nutricionista e não são servidos aos alunos alimentos como refrigerantes ou frituras.
8. MELHORA A CONVIVÊNCIA FAMILIAR
Com uma quantidade de tarefas reduzida e balanceada para que muitos exercícios não se acumulem e todas as atividades extracurriculares já praticadas no período escolar, os alunos que estudam em período integral têm mais tempo para a convivência familiar. No tempo livre, eles aproveitam a família, que ganha em qualidade do tempo gasto juntos.
9. SUPRE AS NECESSIDADES DE LAZER, CULTURA E ACESSO À TECNOLOGIA
Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.