Escola Agrícola de Jundiaí participa de exposição na Festa do Boi

DSC 0003 400x265

Estudantes da Escola Agrícola Jundiaí, localizado em Macaíba, marcam presença na Festa do Boi – aberta oficialmente hoje, 12, no Parque de Exposições em Parnamirim. Com um estande no prédio da Anorc, os alunos dos cursos de zootecnia e aquicultura, apresentam para o público dois projetos de baixo custo de recirculação de água para criação de peixes de corte e ornamentais.
O estudante do último ano do curso de zootecnia, Daniel de Anchieta, é responsável pela apresentação do projeto de recirculação de água para peixes ornamentais, com a coordenação do professor Paulo Faria. “Esse é um projeto simples, de baixo custo e com um resultado excelente para ser desenvolvido em comunidades de baixa renda no semi-árido”.

DSC 0001 400x265

Com a utilização de duas caixas d’água, sendo uma com 1.000 litros e uma com 250 litros, encanamento e bomba (também conhecida como soprador), é possível manter o cultivo dos peixes de forma apropriada e realizando a limpeza do reservatório sem muitos custos. “Nossa proposta é com este projeto aumentar o número de produtores, replicar as unidades de cultivo no semi-árido e otimizar a qualidade”, disse.

Os produtores interessados em saber um pouco mais sobre esses projetos de baixo custo podem ter consultoria gratuita na
própria Escola Agrícola Jundiaí. “Nós explicamos tudo como montar a estrutura para a recirculação, inclusive com os cálculos sobre os tamanhos de reservatórios e a quantidade de peixes”.

DSC 0047 400x265

Fotos : Tião Pereira/ Gira Parnamirim

Administrador