Portal UFRN – Por meio da parceria firmada entre a Base Naval de Natal e a Escola Agrícola de Jundiaí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 198 marinheiros-recrutas receberam na última sexta-feira, 25, os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes ofertados via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Foram ofertados os cursos de Agente de Combate às Endemias, Almoxarife, Pizzaiolo, Confeiteiro, Cumim, Padeiro, Montador e Reparador de Computadores, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Pedreiro de Alvenaria e Agente de Reservas em Meios de Hospedagem. Beneficiando 198 marinheiros-recrutas que concluíam a formação na Escola de Formação de Reservistas Navais na Base Naval de Natal.
Para o recruta Carlos Alan Floriano de Oliveira, 20 anos, o curso de Confeiteiro despertou interesse em seguir a formação na área de produção de alimentos. “Nunca gostei muito de doces, mas no curso aprendi várias técnicas para a produção de massas, bolos e outros tipos de sobremesas, e agora pretendo fazer um curso de Gastronomia para aprofundar ainda mais as técnicas que aprendi”.
Em fala, o Capitão de Mar e Guerra Heberth Araujo de Melo, Imediato da Base Naval de Natal, destacou a satisfação em promover essa capacitação em parceria com a EAJ. “A formação profissional ofertada aos recrutas da turma 2 de 2016 através do Pronatec só foi possível graças a soma de esforços, tanto da Base Naval de Natal, quanto da Escola Agrícola de Jundiaí. Esta parceria foi uma novidade para a Marinha, e para nós foi uma experiência de sucesso. Esperamos que esta parceria se prolongue e beneficie cada vez mais brasileiros”.
Ao final da cerimônia, a Coordenação Geral do Pronatec fez a entrega de 10 máquinas, que foram restauradas pelos alunos do curso de Montador e Reparador de Computadores. As máquinas serão utilizadas na Biblioteca da Base Naval de Natal.