A disputa pela Câmara Municipal de Macaíba teve início após o término das eleições 2024 em Macaíba. Conforme o Macaíba no Ar revelou, três nomes despontavam como fortes candidatos, Denilson Gadelha, atual presidente, Tafarel Freitas e EriKa Emídio. Nos últimos dias, Denilson e Erika Emídio deram início a uma série de publicações ao lado de vereadores reeleitos e eleitos. As fotos foram uma sinalização que a disputa para presidente da Câmara Municipal já tinha um desfecho.
Em meio a isso, o Macaíba no Ar recebeu uma informação exclusiva, onde uma fonte próxima a família do vereador Tafarel Freitas nos revelou que a família estava bastante insatisfeita, pois o apoio prometido que Tafarel Freitas seria o candidato da situação não foi cumprido, causando uma insatisfação.
Além disso, teria entre os vereadores, o desejo de outros nomes em concorrer a presidência da Câmara, mas ao perceber que a irmã do prefeito Emídio Júnior será candidata com seu apoio, houve o recuou para evitar criar arestas. A eleição para mesa diretora da Câmara acontece no dia 01 de janeiro, confirmando a candidatura de Erika Emídio, os dois irmãos estarão a frente de dois poderes, um no Executivo e o outro no Legislativo.
Oposição
O vereador eleito, Reginaldo dos Ônibus criticou a possibilidade de Macaíba ter duas pessoas da mesma família a frente do Executivo e do Legislativo. Em sua fala, Reginaldo inclusive cobrou uma postura dos vereadores eleitos, pois quase todos eles posaram para foto ao lado de Erika e Denilson declarando apoio.