Entrevista: Ivete Sangalo 20 anos de carreira

                          No novo álbum, Multishow ao Vivo - Ivete Sangalo 20 Anos, a cantora assumiu o comando geral do espetáculo. No entanto, acredita que não pode dirigir outro artista ou algo na TV. — Eu tinha profissionais me dando apoio. Eu me dirijo, mas cercada por pessoas muito competentes e que estão devidamente creditadas no DVD 

No fim do ano passado, Ivete Sangalo gravou o DVD que marca os 20 anos de carreira. O palco escolhido foi o estádio Arena Fonte Nova, na Bahia. E não foi à toa. Ivete Sangalo escolheu seu Estado para registrar um dos álbuns mais especiais de sua trajetória.

— A intenção era voltar e dizer “eu consegui”. Igual quando você sai de casa e vai pro mundo e depois volta pra casa da mãe, formado e realizado. Essa é a sensação.

O álbum só chega às lojas no dia 6 de maio, mas Ivete já desembarcou em São Paulo para falar sobre o novo filho, Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo 20 Anos.

A cantora assumiu o comando geral do show, que é um verdadeiro espetáculo com muitas cores, dança e mistura musical.

Ivete vai da alegria de seu axé, ao batidão do funk, do reggae e passa também pelo funk. No meio desta musicalidade toda, se arrisca no inglês em três músicas, entre eles Could You Be Loved e Crusin’. Dois duetos muito bons, com Alexandre Carlo e Saulo Fernandes, respectivamente.

Até a baiana se surpreende com a resposta do público, no dia do registro. A cantora aparece assustada já na primeira música tamanha a emoção ao se deparar com um mar de gente.

— Se tem uma coisa que me deixa louca é gente com a mão pra cima. Quando eu estou no show é mais forte do que eu. Sou uma pessoa do groove. Não me bote no estúdio, me bote no palco com tudo ligado.

Brincalhona durante toda a entrevista, Ivete tira onda quando perguntada sobre qual conselho ela se daria há 20 anos.

— Eu diria ‘coma um ovo de Páscoa sim, outro ano não. Porque eu acumulei dez Pascoas este ano.

Quando fala sério, ela diz que diria a si mesmo para se manter natural.

— Seja você mesmo que acaba dando certo. Isso que eu diria. Dei muita sorte de não ter conseguido criar um personagem para minha carreira. Seria difícil manter um personagem com tantos compromissos e coisas para decidir.

Com a trajetória reconhecida até internacionalmente, a cantora baiana não se esconde atrás da modéstia e assume que também se acha uma grande mulher.

— Eu me acho uma mulher incrível, de verdade. Eu gosto de mim, gosto da mulher que me tornei, da mãe e da cantora, mesmo sabendo que tenho algo para melhorar.

Em determinado momento do DVD, na participação com Stomp, Ivete Sangalo aparece de macacão, que lembra aqueles usados em borracharia. A cantora diz que a ideia era criar uma lembrança urbana, apesar do modelo não ter valorizado as curvas dela. Ivete diz que ficou parecendo o Pereirão (personagem de Lilian Cabral em Fina Estampa) e que ficou com o bumbum gigante. Mas, a cantora que sempre foi boazuda, está feliz com o corpão.

— Nunca fotografei nua, mas quando estou sozinha digo ‘p***’. É porque eu não tenho foto nua, senão, colocaria na parede.

Ivete está totalmente à vontade com o corpão. Aparece grande parte do DVD como as pernas de fora, usando maiôs. Porém, com muita elegância, tapando o bumbum com minicapas. Durante a coletiva de imprensa em São Paulo, com toda sua irreverência, ela comentou o fato das cantoras serem perseguidas por padrões de beleza.

— Quando falaram que eu estava com barriga, eu realmente estava. Quando começaram a falar que eu estava grávida, falei “vou ter que assumir a pochete”. Vou falar o quê? Estava mesmo. Se criticam, é porque está isso mesmo. Só vão parar de falar quando eu gastar o dinheiro da pochete [risos].

No meio desses 20 anos, comemorados no álbum, também tem a fase da saída do Eva para a carreira solo. A cantora conta que não teve desafios em assumir a carreira sozinha, pois estava muito consciente do passo que estava dando.

— Sabia que era um desafio, sim. Mas não era um sofrimento. Trato toda dificuldade como um aliado. Era muito comentário e eu ficava aliviada porque tinha convicção do que estava fazendo. 

R7

Administrador