Em mensagem anual Rosalba deverá prestar contas e pedir união

                              Rosalba Ciarlini voltará ao plenário da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira

A mensagem de Rosalba Ciarlini contemplará saúde, educação e segurança. Esses temas, sempre atuais e ao mesmo tempo conflituosos, deverão merecer uma atenção especial no discurso. Ela falará das ações desenvolvidas na área de educação, dos investimentos em hospitais e, mesmo reconhecendo as dificuldades na área de segurança, mostrará a tentativa de coibir a violência.

De acordo com as informações levantadas pela TN junto a auxiliares da governadora, o tom da mensagem tentará ser de otimismo, principalmente no momento em que mencionará a Copa do Mundo e obras estruturantes. Rosalba Ciarlini também abordará o esforço para incentivar algum tipo de desenvolvimento para o Estado. É o caso do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Ela mencionará a contribuição do Governo na construção dos acessos que permitirão o funcionamento da estrutura.

As estradas também merecerão um capítulo especial. Segundo informações das fontes ouvida pela reportagem, Rosalba Ciarlini vai lembrar aos parlamentares que até agora já foram feitas 300 quilômetros de novas estradas e reestruturados outros 300 quilômetros das já existentes. Com o estado em pleno período de seca, a governadora pretende destacar também a contribuição do executivo com ações possíveis de amenizar os efeitos da estiagem.

Neste assunto, é intenção da governadora se ater por mais tempo. Ela informará sobre o andamento das obras da barragem de Oiticica, segundo informações do próprio Governo, já com 15% de andamento; dos 700 quilômetros de adutoras construídas; e de 2,7 mil barragens subterrâneas que saíram do papel e foram entregue às comunidades rurais localizadas no semiárido.

“O RN será o primeiro que vai universalizar o uso de cisternas. Isso é importante porque é mais um alento para o sertanejo que convive tão de perto e por tanto tempo com a seca”, disse a fonte governista. Ainda sobre adutoras, ela destacará a obra de duplicação da estrutura localizada na região do Trairí, a Monsenhor Expedito. As ações voltadas para o combate à seca serão praticamente todas provenientes dos programas “RN Sustentável” e “Sanear RN”, ambas desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Tribuna do Norte

Administrador