EAJ realizou a Semana Internacional de Compostagem

O Grupo de Estudos em Solo (Gesolo), da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), desenvolveu a Semana Internacional da Compostagem nos dias 2 e 4 de maio. O evento teve como objetivo promover a educação ambiental e sustentável, com foco na conscientização sobre o processo de compostagem.

Na abertura da programação, ocorreu uma apresentação do trabalho de compostagem que tem sido desempenhado pelo Geosolo. Em seguida, uma mesa-redonda debatendo e tirando dúvidas sobre a gestão de resíduos orgânicos, além de uma visita ao Setor de Compostagem para mostrar de perto todos os processos que são realizados pelo grupo.

No segundo dia ocorreu a apresentação do minicurso de Gestão de Resíduos Orgânicos, o último ato da programação. De início foi feita uma introdução teórica sobre o processo de compostagem e hortas orgânicas, posteriormente foram ministradas atividades práticas no Setor de Compostagem. Durante os dias do cronograma, a Escola Agrícola recebeu visitas de professores, estudantes e funcionários de escolas estaduais e municipais.

O Setor de Compostagem de resíduos orgânicos da EAJ produz mensalmente 1.000 kg de composto orgânico, com isso fornece composto para outros setores da Instituição e distribui composta para implantação de diversos outros experimentos em campo. Dessa forma, o Setor contribui significativamente para a melhoria e qualidade de ensino nos diferentes níveis de formação (médio, superior e pós-graduação) da Escola.

A compostagem é um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas. O processo contribui para a diminuição do aquecimento global, dado que esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários, desse modo, não é gerado o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. A lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (em vigor desde 03/08/2014) considera a compostagem como uma forma de destinação final ambientalmente adequada para os resíduos sólidos orgânicos.

Administrador