O diretor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Max Lacerda reuniu-se com representantes da Secretaria de Educação do município de Macaíba, na manhã dessa sexta-feira (24). O objetivo do encontro, realizado na EAJ, foi iniciar um projeto voltado para escolas de regiões vulneráveis do município, visando despertar vocações para as ciências agrárias, em alunos do ensino fundamental.
Segundo o diretor da EAJ, a ideia surge para atender a um grupo de pessoas que vive em condições socioeconômicas tão precárias que fica marginalizado até mesmo de ações afirmativas que são realizadas no país e no Estado. Nossa Escola atua em todo o RN, mas estamos localizados em Macaíba e é preciso olhar para o território. No município, temos gente com renda familiar abaixo de um salário mínimo e esse público não está aqui na Escola, nem se vê capaz de estar”, analisa.
O secretário adjunto de Educação de Macaíba, Ademar Teixeira Júnior, disse que o interesse em um trabalho conjunto como esse, já existia, por parte do município. “Temos o sonho de que, lá na frente, Macaíba se torne referência em Educação e essas parcerias são muito importantes. Isso era um desejo nosso”, pontuou.
A ação deverá utilizar a estrutura de laboratórios da EAJ para complementar as atividades e ser suporte para conteúdos direcionados a alunos do 9º ano e, para isso, um grupo de trabalho envolvendo professores da EAJ e representantes do município iniciará o planejamento do projeto piloto.
Também participaram da reunião: Juliana Pinheiro Magro, coordenadora de Formação Permanente e Karina Dantas, coordenadora de Projetos Especiais, ambas da Secretaria Municipal de Educação de Macaíba e o professor Paulo Macêdo.