Do Tribuna do Norte
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou ontem que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-Dnit está com um cronograma pronto para iniciar as obras asseguradas pela presidenta Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte. Entre essas obras, estão a duplicação da Reta Tabajara, as melhorias na BR 101, no trecho de acesso às avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, a construção de viadutos no Gancho de Igapó e o projeto para duplicação da BR 304.
“A presidenta Dilma Rousseff anunciou, em abril, quase R$ 2 bilhões para projetos no nosso Estado. Eu passei a ser o cobrador de todos esses investimentos no Rio Grande do Norte junto ao Dnit. A população também cobra, e isso é importante”, afirmou o deputado, em entrevista concedida ao Jornal do Dia, transmitido pela TV Ponta Negra.
Ele informou que o diretor-geral do Dnit, Jorge Ernesto Fraxe, esteve em Natal para definir alguns aspectos da execução desses projetos. Por isso, o deputado aproveitou a oportunidade para procurar Fraxe e obteve as informações sobre o cronograma dos projetos.
Rodovia
A assinatura para ordem de serviço da duplicação da Reta Tabajara será no dia 14 de janeiro. O edital para o projeto da BR 101 — no trecho que inclui a construção de cinco viadutos, cinco passarelas e vai melhorar o acesso às avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, vai ser lançado no dia 20 de fevereiro. Além disso, o edital para as obras do Gancho de Igapó será publicado no dia 15 de janeiro.
Quanto à duplicação da BR 304, no trecho entre Natal e a divisa com o Ceará, o levantamento de campo sobre as características da rodovia para a elaboração do anteprojeto será concluído ainda na segunda quinzena de janeiro. A partir daí, será definido o edital, que deverá ser lançado no dia 15 de fevereiro, segundo a programação apresentada pelo diretor-geral do Dnit. “Trata-se de uma obra complexa. A partir daí serão quatro meses para fazer o edital que deve sair até o final deste semestre de 2014”, explicou o presidente da Câmara. Ele informou também que o Dnit vai publicar no dia 13 de janeiro o edital para executar os serviços da Estrada do Cajueiro, uma antiga reivindicação dos moradores de Upanema e Campo Grande.