Corinthians encara o Flamengo e dá primeiro adeus ao Pacaembu

Vinicius Pereira/Folhapress

O Corinthians vai se despedir do Pacaembu com uma festa que não será grande como poderia e nem deve ser a última. Diante do Flamengo, neste domingo, às 16h, o clube talvez faça seu último jogo no estádio municipal antes de estrear o Itaquerão, com uma celebração bem peculiar.

O estádio que foi a casa do Corinthians desde 1940, mas especialmente desde 2007, não deve ser substituído imediatamente, como sugere a festa pelo adeus. O primeiro jogo no Itaquerão está marcado para o dia 18 de maio, contra o Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo deste domingo, portanto, poderia ser o último do clube no Pacaembu. O problema é que quatro dias antes da primeira partida do Itaquerão, no dia 14, o Corinthians pode enfrentar o Nacional-AM no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Para isso, basta que o time não vença por dois gols de diferença na ida em Manaus, marcada para a próxima quarta.

O Corinthians está ciente da possibilidade e mesmo assim escolheu fazer festa. Ao som de “Saudosa Maloca”, Elias será apresentado à torcida. Mário Gobbi, presidente do clube, entregará uma placa comemorativa aos administradores do estádio. A torcida da arquibancada laranja, por último, terá um bandeirão especialmente confeccionado para o jogo.

Toda a cerimônia foi pensada em poucos dias. Há menos duas semanas o Corinthians ainda corria para fazer o jogo contra o Flamengo no Itaquerão. A falta de laudos liberatórios atrapalhou o projeto e, então, a diretoria mirou um adeus ao Pacaembu. As festividades foram divulgadas pelo clube somente na última quinta e o jogo sequer teve todos seus ingressos vendidos, como era de se imaginar em um evento desse porte.

O Corinthians poderia se despedir do Pacaembu no segundo semestre, com calma, dizem os críticos da festa apressada. O problema é que após a Copa, quando tiver o Itaquerão em mãos, o clube pretende explorá-lo ao máximo. Mesmo que ainda esteja em obras de readaptação e com capacidade reduzida, o novo estádio deve ser utilizado constantemente, já que a diretoria precisa conseguir renda para começar a quitar a dívida da obra.

Quem for ao Pacaembu neste domingo, porém, deve se emocionar da mesma forma. Foi no estádio que o Corinthians conquistou três dos seus cinco títulos na era Tite (Brasileiro, Libertadores e Recopa), além de um com Mano em 2009 (Paulista). A festa ficará completa se o time agir de acordo em campo.

Na abertura do Brasileiro, na semana passada, o Corinthians só empatou por 0 a 0 contra o Atlético-MG, fora de casa. Mano disse ter gostado do que viu, mas sabe que neste domingo, contra o Flamengo, a equipe precisa mostrar mais e, principalmente, vencer.

O técnico não terá Renato Augusto novamente por conta de uma inflamação no joelho direito. No lugar dele deve entrar Guerrero, que mudará o sistema e formará dupla de ataque com Romarinho. Petros e Jadson devem municiar ambos, embora Luciano ainda tenha chance de ser escolhido.

UOL

Administrador