Vinícius Menna
repórter
Para os aprovados nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), é chegado o momento de preparar toda a documentação necessária para as matrículas. Nessa primeira chamada, o período de matrícula ocorre nos dias 17, 20 e 21 de janeiro e cada instituição tem um calendário específico para determinados cursos, por isso é preciso estar atento ao local, horário e aos procedimentos para matrícula.
Quem não comparecer à instituição na data prevista perderá a vaga. O selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula dos estudantes selecionados poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for selecionado na segunda opção poderá participar da lista de espera. A adesão deverá ser feita também no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.
A UFRN registrou 80.476 inscrições de 54.377 candidatos na edição de 2014.1 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Foram ofertadas um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. Já o IFRN recebeu um total de 24.692 inscrições para 240 vagas de seis cursos de graduação ofertados pelo Sisu.
No último dia de inscrições, o curso de Direito no campus da UFRN de Caicó registrou ponto de corte de 813,07, com 50 vagas à disposição e 860 candidatos inscritos. No curso de Medicina, oferecido em Natal, o ponto de corte era de 780,66 e Engenharia Civil estava em 756,38.