“Chegou a hora da Câmara de Natal ter uma mulher trans”, afirma Thabatta Pimenta

Thabatta Pimenta indica que será candidata a vereadora em Natal e fala  sobre relação com PT: “Nunca me quis” - Blog do BG

Foto: Reprodução

“Chegou a hora da Câmara Municipal de Natal ter a primeira mulher trans da história”, afirmou a vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta, ao confirmar que colocou seu nome à disposição do PSB como pré-candidata à vereadora da Capital nas eleições municipais de 2024. Primeira mulher trans a ser eleita vereadora no Rio Grande do Norte, em 2020, a parlamentar foi candidata a deputada federal no pleito do ano passado, quando recebeu mais de 40,5 mil votos, sendo quase 14,9 mil somente entre o eleitorado natalense.

“Coloco meu nome à disposição do PSB como pré-candidata a vereadora de Natal, estamos numa construção e sigo ouvindo as pessoas, incansavelmente. Eu pego o exemplo do que aconteceu na Câmara de Natal, que uma vereadora disse: ‘uma bolsa para uma pessoa trans de R$ 600’ ao falar sobre o programa Transcidadania, é como se uma pessoa trans não merecesse receber uma bolsa como essa. A gente sabe o quão difícil é e fica se perguntando, ‘e se tivesse uma mulher trans ali, uma vereadora trans?”, disse, em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaísa Galvão.

Thabatta afirmou que será candidata pelo PSB, mas que pode avaliar uma eventual troca de partido para uma legenda com maior peso político e capilaridade, se for necessário. “Depende da nominata, né. Todo mundo dizia: ‘Mulher, se você fosse deputada estadual, você teria entrado’.

Mas eu não sei se eu teria a mesma quantidade de votos. É outro tipo de campanha e os deputados estaduais que tinham no partido não tiveram tantos votos expressivos. Eu não teria o mesmo nome que eu tenho hoje se, por exemplo, tivesse sido candidata a estadual e não tivesse entrado”.

E continuou: “Como (candidata a) deputada federal, tive tantos votos e hoje, as pessoas me enxergam de outra forma. A gente continua lutando, seja em Natal, no interior ou em Brasília, pois mês que vem vamos tratar sobre questões da Capital e do nosso Estado. Eu continuo assim ativamente e pronta para mudar a história da política do meu Estado, de Natal e do meu interior, lutando pela interiorização das políticas públicas e precisamos cada vez mais nos enxergarmos nesses locais”.

Diário do RN

Administrador