Política Arquivo

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itajá (RN), José Valderi de Melo (PP), foi gravado durante uma conversa dizendo que ganhava um salário mensal é de R$ 10 mil “com roubo, com tudo”.

A gravação foi publicada nas redes sociais e viralizou. Nas imagens, gravadas na sexta-feira (31), Valderi aparece em um bar, com bebidas na mesa, ao lado de uma mulher. Um homem, não identificado, faz perguntas sobre as atribuições do vereador e presidente da Câmara de Itajá.

No vídeo, José Valderi de Melo diz: “Eu botei 15 empregados (na Câmara). Já tinha 10, aí eu botei mais 15. Eu tenho apoio para vereador, tenho tudo, da família todinha”. Em outro trecho, ele afirma: “Eu hoje tenho um salário de 10 mil conto (R$ 10 mil), com roubo, com tudo”, em resposta a uma pergunta sobre o uso das verbas do Legislativo municipal.

Após a repercussão negativa, o presidente da Câmara de Itajá divulgou uma nota afirmando que o vídeo “foi retirado completamente de seu contexto original”. Segundo o parlamentar, as declarações foram feitas em um ambiente de lazer, em tom de ironia e deboche, e não representam a verdade ou suas posturas oficiais.

“O referido vídeo foi gravado em um ambiente de lazer, onde prevalecia um clima de descontração. As declarações feitas no vídeo foram proferidas em tom de ironia e deboche, não representando de forma alguma a verdade, nossas opiniões ou posturas oficiais”, informou o parlamentar.

Novo Notícias

Os pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeita, Netinho França e Odiléia Costa, estiveram neste último final de semana no distrito de Cajazeiras, zona rural de Macaíba. Netinho e Odiléia tem percorrido diversas comunidades urbanas e rurais com objetivo de ouvir a população, as problemáticas das comunidades e iniciar um plano de governo que atenda aos interesses dos moradores de Macaíba.

Diversas famílias receberam Netinho e Odiléia com bastante satisfação, muitas delas lembrando das ações que Odiléia fez enquanto prefeita de Macaíba. Nas conversas, não são esquecidas as construções de casas populares, as escolas, a colônia de férias e outros feitos da época. Odiléia tem sido clara que o projeto que Netinho França e ela estão construído, será voltado para os moradores de Macaíba, os macaibenses.

Os ex-presidentes da Câmara Municipal de Macaíba, Thomas Sena e Dr. Antônio tentarão retornar ao Legislativo. Ambos estão pré-candidatos pela situação e como já tiveram assento na Câmara, são fortes nomes na disputa. O ex-vereador Thomas Sena após 12 anos sem disputar uma eleição se filiou ao Podemos, estando apto a concorrer, é um dos nomes da sigla com maior peso político, nas últimas eleições de 2020 apoiou o então candidato Jota Júnior.

Já o ex-vereador Dr. Antônio, dentista bastante conhecido na cidade, tentará voltar ao cenário político após quase 04 anos sem mandato. Antônio ainda mantém uma base, porém a disputa não será nada fácil, tendo em vista que ele está numa nominata repleta de vereadores, mas é um nome que pode surpreender.

Reprodução: Imagem Ilustrativa

A eleição que se aproxima traz um desafio para os pré-candidatos que não tem mandato na disputa pelas vagas da Câmara Municipal. Em Macaíba, existe dois cenários, um onde as lideranças sem mandato estarão concorrendo dentro do mesmo grupo dos vereadores, esse pelo lado da situação. O desafio dos pré-candidatos governistas é ter mais voto que os vereadores que estarão buscando à reeleição, sabemos que concorrer uma eleição contra quem tem mandato é difícil, tendo em vista a estrutura e a base de apoio que os parlamentares têm.

Para as lideranças sem mandato, esses são desafios que podem ser superados, eles acreditam que parte dos vereadores estão fragilizados, perderam cabos eleitorais e acreditam que esse cenário é a oportunidade para vencê-los.

Pelo lado da oposição, o cenário posto é que não haverá vereador de mandato concorrendo com os novos, mas haverá uma forte concorrência entre eles mesmos, tendo em vista que diversos nomes estão bem colocados no cenário, uma disputa mais equilibrada, porém nada fácil, pois vai sair vencedor quem obtiver mais votos dentro das nominatas.

Na sua opinião, quantos vereadores irão perder suas cadeiras em 2024?

 

 

A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL avaliou o cenário estimulado para a Prefeitura de Natal. Carlos Eduardo somou 35,6% das intenções de voto, Paulinho Freire assumiu o segundo lugar com 17%, Natalia Bonavides ficou com 13%, seguida por Rafael Motta com 4,6%. Ainda 21,5% votariam branco ou nulo e 8,3% não sabem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024.

Informações do Blog do BG

A pré-candidata a vice-prefeita Odiléia Costa estará no programa “O melhor da noite” na TV Futuro na noite desta quarta-feira (29), a partir das 20h30. Ex-prefeita de Macaíba por dois mandatos, Odileía Costa falará sobre sua trajetória política e também sobre a história de Macaíba.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Gleydson Batalha.

A TV Futuro fica no canal 14.1.

 

Faltando menos de 140 dias para as eleições de 2024, a política ganhou as ruas de Macaíba. Os pré-candidatos a prefeito tem intensificado suas agendas, articulado novas alianças e buscado convencer que seus projetos serão o melhor para a cidade.

Pelo lado da situação, teremos a chapa Emídio Júnior e Raquel Rodrigues, ambos irão focar na defesa das ações da gestão nos quase 04 anos de mandato.

A oposição representada por Netinho França e a ex-prefeita Odiléia Costa, estarão mostrando ao povo macaibense que existe uma alternativa de mudança, focando em uma Macaíba voltada para os moradores de Macaíba.

E você já decidiu quem vai acompanhar?

 

Prefeitura do Natal realiza entrega do Residencial Mãe Luiza

Foto: Joana Lima

A Prefeitura de Natal entregou na tarde desta segunda-feira (27) o Residencial Mãe Luiza. O novo condomínio já atende às 29 famílias que perderam suas casas em função de um deslizamento no bairro, em 2014. Para o prefeito Álvaro Dias, a entrega do empreendimento habitacional é uma das obras mais gratificantes de sua gestão.

Segundo ele, era uma obrigação atender a necessidade dos moradores, depois de tantos anos. “Nós sabíamos da necessidade e do desejo dos moradores que tiveram suas casas destruídas por aquela tragédia, em 2014. Resolvemos enfrentar às dificuldades encontradas e, com recursos próprios, iniciamos o projeto para podermos chegar hoje e vermos o Residencial Mãe Luiza concluído. Uma ação das mais relevantes em nossa gestão para atender ao povo que merece manter o seu direito e sua dignidade”, ressaltou Álvaro.

Para a secretária municipal de Habitação e Projetos Estruturantes, Shirley Cavalcanti, a obra do Residencial Mãe Luiza é uma marca da gestão e a comprovação de que toda a luta nos últimos dois anos, período de construção do empreendimento, valeu a pena. “Hoje é um dia extremamente feliz, não só para os moradores, mas também para a administração do Município, que sempre priorizou esse trabalho”, definiu a titular da Seharpe.

Shirley ressaltou a qualidade do condomínio, sua ótima localização e um ganho principalmente para a população, que vai permanecer na própria comunidade onde sempre residiu. “Retribuímos com uma moradia acolhedora, segurança para proporcionar a qualidade de vida que essas famílias merecem”, salientou ela.

A secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, também participou da cerimônia e classificou a construção do Residencial Mãe Luiza como um “gesto humano” da Prefeitura. “Fico feliz em fazer parte desse momento em que a gestão mostra, mais uma vez, que trabalha em favor da população”, apontou Joanna.

Com um aporte financeiro de R$ 4,2 milhões de recursos próprios, a construção do Residencial Mãe Luiza registra detalhes que atestam a qualidade do projeto. Além das unidades habitacionais, que possuem 49,89 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade para pessoas com deficiência, o Residencial possui uma estrutura de área comum, academia da terceira idade e vários equipamentos de esporte, lazer e convivência.

Além do prefeito Álvaro Dias e das secretárias Shirley Cavalcanti e Joanna Guerra, participaram da solenidade de inauguração em Mãe Luiza diversas outras autoridades municipais, como vereadores, auxiliares e servidores da Prefeitura.

Pesquisa do instituto Item divulgada pelo Blog Jair Sampaio mostra a avaliação da população de Parnamirim sobre os chefes do Poder Executivo a nível municipal, estadual e federal. O instituto entrevistou 600 pessoas nos dias 18 e 19 de Maio de 2024. A margem de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada sob o número RN 03004/2024.

Avaliação do governo Lula (PT)

Aprova 40%

Desaprova 50%

N/S 10%

Avaliação do governo Fátima Bezerra (PT)

Aprova 24%

Desaprova 64%

N/S 12%

Avaliação do governo Rosano Taveira (Republicanos)

Aprova 36%

Desaprova 56%

N/S 8%

Netinho França e Odiléia Costa visitaram diversos amigos no bairro Campo da Mangueira, neste sábado (25). A recepção foi calorosa. Os pré-candidatos a prefeito e a vice estão afinados. Não teve um morador que não foi abraçar Netinho e Odiléia.

Chegando nas residências, os moradores lembravam das ações da gestão de Odiléia , como a colônia de férias, da construção do Caic e da Escola Municipal Tereza Brito, ambas unidades escolar localizadas no bairro.

A ex-prefeita de Macaíba, Odliéia Costa, visitou amigos e moradores do bairro Morada da Fé, esta semana. Ao lado da pré-candidata a vereadora Vanda Alves, Odiléia reencontrou diversos moradores que lembraram das ações do município quando Odiléia estava a frente da gestão. Uma das marcas de Odiléia na prefeitura de Macaíba foi a construção de conjuntos habitacionais, um deles foi a Morada da Fé.

Odiléia foi uma prefeita presente, acompanhava de perto as ações da prefeitura e em sua visita ao bairro, diversos moradores reviveram a história e demonstraram gratidão.

Pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Netinho França, Odiléia tem buscado ouvir diversos segmentos da sociedade, para junto de Netinho, construir um plano de governo com a cara do povo macaibense, principalmente com suas necessidade, seja na saúde, segurança pública ou na educação.