Política Arquivo

Eleitorado de Mossoró avaliou gestões de Lula, Fátima e Allyson / Foto: Montagem

Foto: Reprodução

Pesquisa Exatus realizada em Mossoró, divulgada pelo Portal Agora RN, avaliou as gestões do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), da Governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT). O instituto ouviu 811 pessoas, de 23 a 25 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-01978/2024, a margem de erro é de 3,43% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Confira avaliação dos chefes dos Poderes Executivos

Prefeito Allynson Bezerra

Aprovação 85,57%

Desaprovação 11,84%

Governadora Fátima Bezerra

Aprovação 34,16%

Desaprovação 63,01%

Presidente Lula

Aprovação 55,98%

Desaprovação 39,46%

TRE aprova as contas de Wendel Lagartixa e deputado será diplomado no dia  19 – Costa Branca News

Foto: Reprodução/Via 96 FM

O policial militar reformado Wendel Lagartixa foi absolvido na ação que o acusava de porte ilegal de arma e fraude processual na Bahia. Wendel está preso desde o dia 10 de maio, quando foi flagrado com uma arma dentro do carro em que viajava com destino ao Rio Grande do Sul – caso é destaque no Jornal das 6.

Apesar da decisão na Bahia, o PM reformado ainda tem contra si uma ordem de prisão pela acusação de triplo-homicídio ocorrido em 2022, na Redinha. Por isso, há expectativa que ele seja transferido para uma prisão no Rio Grande do Norte, enquanto a defesa tenta anular a prisão preventiva.

O caso na Bahia diz respeito a uma arma que foi encontrada no carro em que ele viajava para o RS, na época das enchentes. Naquela oportunidade, o irmão de Wendel chegou a assumir o porte da arma, que estaria em transferência segundo a filha de Wendel, Anne Lagartixa (veja no vídeo abaixo).

Segundo o que foi apurado e citado na decisão, as testemunhais policiais disseram não ter certeza que a arma no veículo era de Wendel Lagartixa. Por isso, a absolvição acabou sendo proferida.

Portal 96 FM

 

 

As candidaturas de Netinho França a prefeito e Odiléia Costa a vice-prefeita serão homologadas neste domingo (04), no Arco-Iris Recepções. O evento terá início a partir das 9h, reunindo também as nominatas do Republicanos e PSB que irão disputar o legislativo. A convenção vai reunir lideranças políticas, apoiadores e correligionários. Netinho França e Odiléia Costa são os principais opositores do sistema governista.

A disputa eleitoral pela prefeitura de Macaíba promete ser uma das mais acirradas na Grande Natal.

Um homem identificado como Adailton Oliveira, mais conhecido como “gonguinha”, pré-candidato a vereador, foi morto com pelo menos 30 disparos de arma de fogo, na noite da sexta-feira (26), na rua do Anel Viário, no bairro Porto São Pedro, na cidade de Macau, região salineira do Rio Grande do Norte.

Segundo moradores, o crime aconteceu por volta das 19h. Adalinton, era pré-candidato a vereador da cidade Macau–RN.

A polícia civil e a polícia militar estiveram no local para realizar os procedimentos necessários e estão investigando o caso, mas ate o momento, não há informações sobre a motivação do crime.

A pré-candidata Flávia Veras e o ex prefeito Flávio veras, de Macau, fizeram um vídeo, se solidarizando com a família e amigos da vítima.

Ponta Negra News

 

O pré-candidato a prefeito de Macaíba, Netinho França, tem percorrido diversas comunidades, ouvindo os moradores de todas as regiões da cidade. Netinho França e Odiléia Costa tem construído o plano de governo de forma participativa, chamando as classes de trabalhadores, entidades do comércio, sindicatos e outras instituições para elaborar as propostas do plano de governo com as reais necessidades de Macaíba.

Netinho França e Odiléia Costa terão suas candidaturas a prefeito e a vice-prefeita homologada dia 04 de agosto, na convenção do Republicanos e PSB. O evento será realizado no Arco-Iris Recepções, a partir das 9h.

 

Pesquisa Seta: Netinho França cresce e empata com atual prefeito

 

,

 

Em Macaíba, os partidos de oposição e situação definiram que suas convenções ocorrerão no domingo (04). Pela manhã, os partidos de oposição PSB e Republicanos farão a convenção em conjunto, momento que irão homologar a candidatura de Netinho França a prefeito e Odiléia Costa a vice-prefeita. O evento acontecerá no Arco-iris Recepções, a partir das 9h.

A tarde, os partidos da situação, representados por Progressistas e MDB irão homologar as candidaturas de Emídio Júnior a prefeito e Raquel Rodrigues a vice-prefeita. O evento acontecerá no ginásio Edilson de Albuquerque, a partir das 13h.

 

O pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e a pré-candidata a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) terão as candidaturas oficialmente homologadas no próximo sábado, dia 3 de agosto, em convenção conjunta dos dois partidos..

A solenidade será realizada no Ginásio Nélio Dias, localizado na Zona Norte da Capital Potiguar, das 9h às 13h.  Na ocasião, cerca de 60 pré-candidatos a vereadores serão oficialmente lançados durante o evento.

A convenção reunirá líderes políticos, apoiadores e membros das duas legendas, que se mobilizam para fortalecer suas propostas e engajar o eleitorado natalense.

A pré-candidatura de Paulinho tem sido bem recebida por trazer uma abordagem à administração municipal que une inovação e empreendedorismo a um plano de governo humanizado e eficiente.

Serviço
Evento: Convenção União Brasil e Republicanos;
Local: Ginásio Nélio Dias – Av. Guararapes, s/n – Lagoa Azul, Natal;
Hora: 9h às 13h.

 

O pré-candidato a prefeito de Macaíba, Netinho França, esteve reunido  com nomes da segurança pública com objetivo de elaborar propostas para o plano de governo. Ao lado da pré-candidata a vice-prefeita Odiléia Costa, Netinho França discutiu junto aos presentes, estratégicas para melhorar a segurança pública da cidade. Durante a discussão ficou claro que além da necessidade da ampliação das forças de segurança na cidade, faz necessário que áreas como educação, assistência social e esporte e lazer integre esse arco de ações de políticas públicas visando o trabalho preventivo, principalmente com crianças e adolescentes.

Netinho França tem construído o plano de governo de forma participativa, ouvindo servidores públicos, classes de trabalhadores, categorias, sindicatos e a comunidade em geral. Na reunião, estavam presentes o policial federal Odilon Benício, Sub Tenente Heronides Mangabeira, Agente de trânsito Sula Torres, a advogada Marcionila Souza e os pré-candidatos a vereadores, Delegado Normando Feitosa, Policial Rodoviário Federal José Aldenir (Bolinha da Federal), Sub Tenente Santiago, Professora Luciana Bernardo e Fabiano Ferreira.

 

Vereador Luizinho apresenta proposição para criação do segundo Polo Industrial de Macaíba - Macaíba no ArMacaíba no Ar

O vereador Luzinho desmentiu a notícia que levantava a possibilidade dele concorrer à reeleição nas eleições 2024. A falsa notícia foi veiculada por um blog de Natal, cujo objetivo era criar um clima de animosidade no grupo ao qual o ex-prefeito integra. É sabido por todos, que a oposição poderá ganhar uma parcela das cadeiras que atualmente são ocupadas por vereadores da situação, diante deste cenário, tentar criar um clima de incerteza na oposição seria abrir  caminho para que alguns pré-candidatos desistissem do pleito.

O cenário político para o legislativo é um dos melhores das últimas eleições, tendo em vista, mesmo que não tenha novas vagas como ocorreu em 2016 e 2020, existe um fato novo, a concentração de muitos vereadores em apenas duas nominatas, o que favorece aqueles que estão nos partidos de oposição que não haverá mandatário concorrendo.

 

Senadores Styvenson Valentim (Podemos), Zenaide Maia (PSD) e o parlamentar licenciado Rogério Marinho (PL) / Foto: motangem

Foto: Reprodução

No primeiro semestre de 2024, os três senadores do Rio Grande do Norte gastaram mais de R$ 707,5 mil da cota para atividade parlamentar a que têm direito no Senado Federal. Os dados abrangem o período janeiro a junho para os senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD) e de janeiro a maio para o senador licenciado Rogério Marinho (PL) e foram consultados pelo AGORA RN nesta quarta-feira 24.

O Portal da Transparência da Casa ainda não cadastrou os dados sobre o senador Flávio Azevedo (PL), que assumiu o cargo em 19 de junho, substituindo Rogério Marinho durante o período de 120 dias para que este possa se dedicar à campanha eleitoral.

Styvenson Valentim foi o senador com maior gasto de recursos da cota parlamentar: quase R$ 266,5 mil, o que corresponde a 37,66% do total desembolsado pelos três senadores do RN no primeiro semestre deste ano. A maior parte desse montante, R$ 245,1 mil (92%), foi destinada à divulgação da atividade parlamentar.
Ele gastou R$ 13,8 mil com serviços como locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis; cerca de R$ 4,3 mil com passagens aéreas, aquáticas e terrestres dentro do país e outros R$ 3 mil com o pagamento de aluguel de imóveis para escritório político. Já outros R$ 108 foram usados para a aquisição de material de consumo.

Em segundo lugar, ficou a senadora Zenaide Maia, que gastou pouco mais de R$ 251,7 mil no primeiro semestre deste ano, o que significa 35,58% do total usado pelos senadores do Estado. Assim como Styvenson, ela usou R$ 184,9 mil (o equivalente a 73,45% do total que gastou no período) para a divulgação da atividade parlamentar.

A parlamentar também destinou R$ 23,4 mil para o pagamento de aluguel de imóveis para escritório político; R$ 22,7 mil para locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis e mais R$ 20,6 mil na contratação de serviços de apoio ao parlamentar.

Já o senador licenciado Rogério Marinho gastou R$ 189,3 mil em cota parlamentar neste primeiro semestre de 2024, o equivalente a 26,75% do total gasto pelos três representantes do RN no Senado. Ao contrário dos colegas, ele não gastou recursos com a divulgação da atividade parlamentar.

Seu maior gasto foi de R$ 91,6 mil (o equivalente a 48,4% do total gasto no primeiro semestre) com passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais. Rogério destinou ainda R$ 78,3 mil para o pagamento de locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis; quase R$ 14,5 mil com a contratação de serviços de apoio ao parlamentar e R$ 4,5 mil com o aluguel de imóveis para escritório político. Outros R4 320 foram usados para aquisição de material de consumo.

Os três senadores do RN também desembolsaram dos cofres públicos mais de R$ 261,7 mil em gastos não inclusos nas cotas para exercício da atividade parlamentar. Mais uma vez, o senador Styvenson Valentim foi o recordista, tendo gasto R$ 98,7 mil no primeiro semestre de 2024.

A maior parte destes, R$ 49 mil, foram usados para a aquisição de passagens aéreas, seguido por R$ 26,5 mil destinados a serviços de Correios e R$ 20,5 mil para cotas para impulsionamento em mídias sociais. Ele também gastou R$ 2,6 mil com consumo de material e outros R$ 2,6 mil com materiais diversos.

Por sua vez, Rogério Marinho gastou quase R$ 90,7 mil no período analisado. Destes, R$ 44,6 mil foram usados para o pagamento de passagens aéreas, seguido por gastos de R$ 42,7 mil com serviços de Correios, R$ 3,3 mil com o consumo de material e outros R$ 3,3 mil com gastos referentes a outros materiais.

Já a senadora Zenaide Maia gastou R$ 72,3 mil em custos não inclusos nas cotas parlamentares. Destes, R$ 52 mil foram usados para o pagamento de passagens aéreas, seguido por R$ 17,2 mil com serviços de Correio e R$ 3 mil para consumo de material. Outros R$ 3 mil foram usados para compra de material diverso.

Agora RN

Reprodução

O pré-candidato a prefeito Netinho França articulou um forte grupo e viabilizou as nominatas do Republicanos e PSB, reunindo nomes competitivos e com grandes chances de vencer o pleito. Na visão dos analistas políticos, o grupo montado por Netinho França deverá sair das urnas com ao menos quatro cadeiras da Câmara Municipal. Hoje, a oposição tem apenas o vereador Luizinho, no qual não irá concorrer o pleito, abrindo espaço para nomes novos. A construção da nominata do Republicanos e PSB mostra que Netinho França se preparou para a disputa majoritária e vai lutar para eleger o maior número de lideranças do seu grupo.

Chegando próximo das convenções, os adversários já iniciam a espalhar mentiras, com objetivo de tentar desestabilizar o grupo. Mas o grupo formado por Republicanos e PSB foi montado com lideranças que tem objetivo, renovar a Câmara Municipal. Essa oportunidade só terão na oposição, pois o grupo governista tem compromisso com 16 vereadores, um grupo grande que enfrentarão uma disputa difícil, pois nos últimos pleitos, nunca se viu uma concentração grande de vereadores na mesma nominata e o resultado será conhecido no dia 06 de outubro.

A exemplo, em 2022, o PSDB disputou a eleição com 12 cadeiras, terminou a eleição elegendo apenas 8 deputados. Só o tempo dirá quem ficará no meio do caminho, mas uma coisa tenho certeza, o número de reeleitos vai diminuir, pois as regras do jogo não favorece nominatas com grande número de mandatários.

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte já gastaram mais de R$ 1,8 milhão em 2024 da cota para atividade parlamentar a que têm direito na Câmara dos Deputados. Os dados, que compreendem o período janeiro a junho e parte do mês de julho de 2024, estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados e foram consultados pelo AGORA RN nesta terça-feira 23.

A soma dos recursos diz respeito a tudo que já foi pago pela Casa para os parlamentares, como forma de indenização por gastos com passagens aéreas, telefonia, serviços postais, manutenção de escritório e alimentação, entre outras despesas efetuadas pelos deputados potiguares.

Na bancada potiguar, o deputado mais gastador é João Maia (PP). Segundo o Portal da Transparência, o parlamentar gastou R$ 298.951,88 da cota parlamentar. O destaque fica para o aluguel de veículos: o deputado tem uma despesa fixa de R$ 12 mil por mês para esta finalidade. Chama atenção, também, o gasto com combustíveis, que chegou a R$ 4,4 mil em um só mês este ano (março).

Em seguida no ranking, aparece Natália Bonavides (PT), com despesa de R$ 289.194,48. No caso da petista, que é pré-candidata a prefeita de Natal, o destaque fica para o gasto com manutenção de escritório de apoio à atividade parlamentar, que já passou dos R$ 17 mil em um só mês (fevereiro). Natália gasta bastante também com combustíveis – já foram R$ 7,3 mil num mês apenas (março).

Na contramão de João Maia e Natália, está o deputado Sargento Gonçalves (PL), que é quem menos gasta cota parlamentar. De janeiro a julho, até agora, a despesa do deputado foi de apenas R$ 118.720,10. Depois dele, vem Fernando Mineiro (PT), com gasto de R$ 126.509,07.

Instituída por um Ato da Mesa Diretora de 2009, a cota para exercício da atividade parlamentar custeia gastos vinculados exclusivamente ao exercício do mandato de deputado federal. A cota tem o valor máximo mensal de R$ 48.525,79 por mês (no caso de deputados do Rio Grande do Norte) e atende múltiplas despesas.

O valor máximo mensal da cota depende da unidade da federação que o deputado representa. Essa variação ocorre por causa das passagens aéreas e está relacionada ao valor do trecho entre Brasília e o Estado que o deputado representa.

Além dos já citados anteriormente, gastos com assinatura de publicações, hospedagem, locomoção, combustíveis, segurança, contratação de consultorias para apoio a projetos e participação do deputado em eventos são indenizados pela Câmara Federal.

Os deputados podem até ser indenizados em determinados meses com valores acima do limite máximo mensal, contanto que o limite anual (considerando os doze meses) não seja extrapolado.

Agora RN

Emídio lidera em todos os cenários e seria reeleito com quase 60% dos votos  em Macaíba

Foto: Reprodução

Os partidos Progressistas e MDB realizarão a convenção dia 04 de agosto, em Macaíba. O evento acontecerá no ginásio de esporte Edilson de Albuquerque, a partir de 13h. O evento irá oficializar as candidaturas de Emídio Júnior e Raquel Barbosa. No mesmo evento haverá a homologação das candidaturas dos vereadores e demais lideranças políticas. Atulamente prefeito de Macaíba, Emídio Júnior buscará a reeleição.

Foto: Magnus Nascimento

O partido Solidariedade de Natal anunciou, nesta quarta-feira (24), o apoio ao candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil). A decisão foi discutida entre dirigentes e lideranças locais do diretório municipal da legenda. A escolha foi discutida internamente entre dirigentes e lideranças do partido em Natal e foi formalizada na manhã desta quarta-feira (24), na sede da avenida Afonso Pena, 1206.

O coordenador do processo eleitoral do SDD, Kelps Lima, disse que teve uma série de conversas com o pré-candidato Carlos Eduardo, mas “as conversas infelizmente não evoluíram, porque o calendário de decisões dele não era compatível com os do Solidariedade”.

Lima afirmou que o SDD “tem um grupo muito grande, muito importante aqui em Natal e no Rio Grande do Norte, deputados, um histórico de votação muito alto para vereador, tem a composição do partido no interior e a gente precisava sentar para montar a estratégia estadual do partido em cada cidades”.

Tribuna do Norte

Foto: Reprodução

Diante do cenário polarizado entre os pré-candidatos a prefeito Netinho França (Republicanos) e Emídio Júnior (PP), começaram as apostas em Macaíba. No mercado público, já tem gente colocando 5 mil reais em jogo para apostar.

Macaíba tem histórico de aposta, na campanha de 2008, duas caminhonetes entraram em jogo no distrito de Traíras, em 2012, foi outro pleito de muitas apostas na cidade, na eleição de 2016, dois carros foram colocados em jogo, quem venceu essa foi o amigo Lindoarte, na época ganhou na aposta um veículo tipo estrada.

A eleição de 2024 nem começou e o muído tá solto nas ruas.

E você, teria coragem de apostar?