Política Arquivo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (1º) que a mudança na data das eleições devido à pandemia de covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, os ministros entenderam que os candidatos não estão mais inelegíveis com a alteração. 

O caso foi decidido por meio de uma consulta feita pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), questionando se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro, nova data da eleição estabelecida pelo Congresso.

O parlamentar argumentou que, na nova data, já estaria vencido o prazo de oito anos de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, por exemplo. Isso porque, nesses casos, conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

Agência Brasil

Netinho França confirma pré-candidatura a prefeito de Macaíba | Senadinho Macaiba

Se recuperando 

O pré-candidato a prefeito Netinho França passou alguns dias afastado das atividades políticas devido a algumas dores que vinha sentido. Para tirar  a dúvida se seria covid-19, Netinho fez dois testes e ambos deram negativo. O pré-candidato deverá voltar a campo nos próximos dias.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Na zona rural

Quem tem intensificado sua agenda na zona rural é o pré-candidato a prefeito Delegado Normando Feitosa. De acordo com uma fonte ligada ao mesmo, Normando sabe que seu nome tem uma boa projeção na zona urbana e agora é necessário levar as comunidades rurais o conhecimento que ele estar pré-candidato a prefeito.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna, texto que diz "MDB MDB MDB MDB MDB MDB 15 MDB ADB 15 MICKE"

Porta a porta 

A ex-prefeita Marília Dias tem feito uma pré-campanha porta a porta. São diversos os registros de Marília Dias nos bairros. Neste último final de semana a ex-prefeita recebeu muitas adesões de pessoas ligadas as lideranças do PSDB.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Zona urbana 

O pré-candidato a prefeito Emídio Júnior tem intensificado sua agenda na zona urbana. Emídio sabe que seu nome é bastante conhecido no interior, porém, precisa adentrar aos bairros da zona urbana. Com a colaboração dos colegas vereadores, Emídio tem feito diversas reuniões nos bairros.

Escolha do vice 

O pré-candidato da Rede, Bolinha da Federal, definiu Maria de Lourdes como sua pré-candidata a vice-prefeita. O anuncio foi feito neste domingo (30) pelas redes sociais. Lourdinha como é mais conhecida, tem serviço prestado na área social.

 

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "SE DE DA I CIDAL O RIO TICIPAR M SUA FORMAR 0 NORTE"

A Convenção do Partido Solidariedade de Natal para as eleições 2020 aconteceu nesta segunda-feira, 31 de agosto, na sede do Partido, no Tirol Office, na Avenida Afonso Pena, 1206, no Tirol, com o uso de videoconferência através do aplicativo Zoom.

Os pré-candidatos participavam da convecção através do vídeo e cada um deles tinha um tempo para falar caso quisessem.

Kelps está formalmente indicado como o candidato do Solidariedade a Prefeito de Natal.

Junto com Kelps, 44 candidatos (14 mulheres e 30 homens) também foram confirmados como candidatos a vereador de Natal.

A Convenção começou às 9h e durou até às 12h, com videoconferência disponível aos filiados, o que evitou aglomeração.

Os pré-candidatos e os dirigentes da agremiação se alternaram na ida ao prédio para assinarem a ata.

O partido vai divulgar todos os nomes dos candidatos através das redes sociais.

O Instituto Item divulgou nesta segunda-feira (31) pesquisa encomendada pelo Blog do Gustavo Negreiros sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura de Macaíba. O instituto ouviu 500 pessoas entre os dias 22 e 23 de agosto, registrada sob o protocolo RN- 03045/2020.

Pesquisa estimulada

Marília Dias 26%

Emídio Junior 24%

Netinho França 19%

Normando Feitosa 11%

Janssen 2%

Aldenir  1%

Indecisos 17%

 

 

Um homem foi preso após tentar estuprar uma mulher grávida na manhã deste domingo (30), no município de Monte Alegre, na região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi conduzido a Central de Flagrantes em Natal, onde foi reconhecido pela vítima e autuado pelo crime.

Por volta das 7h, policiais de Monte Alegre foram acionados pela Central de Operações da PM (Copom) para atender uma ocorrência de violência contra mulher. A vítima foi uma jovem de 22 anos, grávida de 5 meses. Ela informou que o suspeito invadiu sua residência, e a levou para o quarto onde cometeria o abuso. Ainda de acordo com a vítima, o suspeito tapou sua boca para que não gritasse. A jovem conseguiu escapar e pedir socorro. O suspeito fugiu em seguida

Policiais Militares realizaram buscas nas imediações e conseguiram localizar e prender o homem que foi reconhecido pela vítima.

O suspeito foi preso em flagrante por tentativa de estupro e está à disposição da justiça.

G1 RN

A imagem pode conter: ‎2 pessoas, ‎pessoas em pé, ‎texto que diz "‎MDB 15 MDB DR MDB ن‎"‎‎‎

O ex-vereador Zizo de Mangabeira é mais uma liderança que acredita que a experiência é fundamental para a gestão de nossa cidade e que quem tem trabalho feito, pode fazer ainda mais.

Fala, Zizo:

“Minha decisão de apoiar a pré-candidatura de Marília Dias foi tomado após ver todos os trabalhos deixados pela ex-prefeita e hoje  estou aqui pra trazer minha palavra e dizer que vamos dar o suor para que esse projeto, que acredito que seja o melhor para nossa cidade, saia vencedor. Esse não é um desejo só meu, mas  um desejo da minha família, meus amigos e toda Macaíba.”

Assessoria

Pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro - YouTube

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (28) que não irá participar das eleições, pelo menos no primeiro turno ficará como observador. Veja o que escreveu Bolsonaro nas suas redes sociais sobre o assunto:

– Decidi não participar, no 1° turno, nas eleições para prefeitos em todo o Brasil.

– Tenho muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia.

– Por outro lado continuamos viabilizar a criação do Aliança. Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança.

– Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021.

– Boa sorte a todos os candidatos e, principalmente, aos eleitores nessas escolhas.

– Presidente JAIR BOLSONARO.

Na tarde dessa quinta-feira (27), amigos do pré-candidato a vereador Marcos Graffith declararam apoio ao pré-candidato a prefeito Delegado Normando. No encontro estavam diversos moradores do Alfredo Mesquita, onde Normando os ouviu e explanou propostas que defende para diversas áreas importantes do município.

Ao término do encontro, Normando agradeceu a Marcos Graffith por ter promovido uma tarde de diálogo sobre as necessidades de Macaíba.

Assessoria

O pré-candidato a prefeito Emídio Júnior, juntamente com o vereador Denilson Gadelha, receberam importante apoio na comunidade Riacho do Sangue.

Através do microempresário e músico Almir, toda a família recepcionou os pré-candidatos em declaração de apoio.

“Macaíba tem muito potencial de crescimento. Torcemos muito por uma cidade mais próspera”, destacou a Pedagoga e acadêmica de Libras Lilian Raquel, a mais nova de uma família de sete irmãos.

Assessoria

Com o mote #SeuVotoTemPoder, a logo reforça a importância da participação popular no processo el...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite desta quinta-feira (27) ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

Confira reportagem do Núcleo de TV do TSE sobre o tema.

Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.

O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

O ministro Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h — atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência.”

Barroso lembrou ainda que o TSE adotará “todas as medidas possíveis e razoáveis” para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação. Ele lembrou que um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mâos nas seções de todo o país.

Barroso ressaltou que, apesar do momento delicado para a saúde pública do país, os eleitores podem e devem exercer o direito do voto – com todos os cuidados necessários -, uma vez que esse é o instrumento pelo qual os cidadãos definem os rumos do país.

“Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente”, afirmou o presidente do TSE.

Foto: Elpídio Júnior / CMN

O atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), confirmou nesta quinta-feira 27 que será pré-candidato à reeleição no pleito de novembro. O anúncio ocorreu em uma entrevista coletiva no escritório do PSDB, na Zona Sul de Natal.

Segundo Álvaro Dias, a chapa será composta com Aíla Cortez, como vice-prefeita. Ela foi indicação do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. “O PDT possui nove vereadores, o qual faz parte o ex-prefeito Carlos Eduardo, muito experiente, com quatro mandatos. Entendemos que era o partido quem deveria indicar o vice”, explicou Álvaro Dias.

O pré-candidato revelou que sugeriu a indicação de uma mulher, como forma de garantir presença feminina em sua chapa e de reforçar as causas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres. O PDT apresentou o nome da advogada Aíla Cortez.

Agora RN

 

Através da pré-candidata a vereadora Ceyça Lima, o pré-candidato a prefeito Delegado Normando recebeu o apoio da família Freitas, nesta quinta-feira (27). No encontro, Normando Feitosa ouviu todos os membros da família e destacou a necessidade de melhorias na saúde e segurança pública de Macaíba.

O pré-candidato tem recebido apoio em todas as comunidades de Macaíba e através do diálogo tem debatido as principais demandas que a população macaibense necessita hoje.

Assessoria

MACAÍBA RN-EX-PREFEITO PODE SER CONDENADO A 11 ANOS DE PRISÃO PELO TRF-5. - Blog do Levany Júnior

O ex-prefeito de Macaíba, Luiz Gonzaga, conhecido popularmente como Luizinho, deverá disputar a eleição deste ano. Através das redes sociais Luizinho afirmou “Obrigado a cada um de vocês que oraram para que eu me recuperasse. Estou de volta, e voltei firme, saudável para fazer a boa política, com transparência e humildade como sempre fiz no decorrer da minha vida pública”.

No início deste ano Luizinho enfrentou problemas de saúde, sua fala sobre recuperação é no sentido de restabelecimento de sua saúde.