Casos positivos de covid-19 crescem 1.900% desde outubro no RN

Teste Covid covid-19 Natal RN Rio Grande do Norte rt-pcr swab  — Foto:  Ascom/IMD/UFRN

Foto: Ascom/IMD/UFRN

Os casos confirmados de covid-19 cresceram 1.904% desde outubro, considerando-se os casos registrados na primeira semana daquele mês e os computados na semana encerrada no último dia 9 de dezembro. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Na primeira semana de outubro, o estado registrou 25 casos confirmados de covid-19. Ao longo das semanas seguintes, os números tiveram pouca variação, mas a quantidade de testes positivos mais que dobrou na segunda semana de novembro, em relação à primeira.

Desde então, os números não pararam de crescer, chegando a 501 casos registrados entre os dias 3 e 9 de dezembro. O número é 20 vezes maior que o registrado na primeira semana de outubro.

Entre o dia 10 de dezembro e esta sexta-feira (15), já foram registrados 407 casos. Porém, a semana só será concluída no próximo domingo (17).

Desde outubro até o início de dezembro, 13 pessoas morreram com a doença no estado. Os últimos dois óbitos foram registrados na semana entre 21 de novembro e 2 de dezembro.

Embora os números ainda estejam abaixo do registrado no auge da pandemia, quando o estado chegou a registrar mais de mil novos casos em um único dia, a situação chama atenção de gestores públicos e privados.

Segundo a prefeitura, a medida é necessária em virtude do surgimento de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil, a JN.1 e a JG.3, com casos confirmados no Ceará.

Na ocasião da recomendação da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde informou que teve 12 casos positivos confirmados entre 26 de novembro a 2 de dezembro e que também registrou um caso positivo para uma nova variante do vírus, a variante 229E, um dos quatro subtipos mais comuns que circulam entre humanos, e que são responsáveis por sintomas leves como de resfriado.

G1 RN

Administrador