O Campeonato de Futebol da Zona Rural de Macaíba, um dos maiores e mais tradicionais da Região Metropolitana do RN chega à reta final neste domingo (17), na Vila Olímpica da cidade. Em campo, pelas quartas de final, oito equipes buscarão suas classificações para a fase semifinal e, posteriormente, a grande final. Os jogos começam às 14h, com duelos pela categoria aspirante e em seguida, às 15h30min, entra em campo a categoria adulta.
A edição deste ano começou com 19 equipes e mais de 900 atletas inscritos. Além de esportistas e comissão técnica, o campeonato é responsável por movimentar as comunidades e a paixão esportiva de seus moradores. Para muitos, o campeonato é uma fonte de negócio. Nos jogos, vários ambulantes complementam suas rendas com a venda de produtos. Além da premiação, a prefeitura de Macaíba custeia todas as despesas relacionadas à arbitragem e mantém as disputas nos três campos oficiais da Vila Olímpica da cidade.
Pela categoria adulta estarão em campo o Bangu e Independente de Capoeiras, o CRB e União do distrito de Cajazeiras, o Cruzeiro do Pé do Galo, Cruzeiro de Lagoa Nova, Juventude do Riacho do Sangue e Nacional do Assentamento Eldorado dos Carajás. Os clubes tentam quebrar a hegemonia das equipes da comunidade de Capoeiras que venceram as duas últimas edições do campeonato. O Independente foi campeão em 2015 e o Bangu em 2016.
A disputa por uma vaga na semifinal começa com o duelo entre o Cruzeiro do Pé do Galo e Nacional. Como acordado no regulamento do certame, nesta etapa será apenas um confronto sem vantagem para nenhuma equipe, ou seja, caso o jogo termine empatado a disputa segue para as penalidades e o vencedor do duelo estará na semifinal.
Assecom