A Prefeitura de Macaíba começou a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 no município. O prefeito Emídio Jr e a secretária municipal de Saúde, Roberta Guilhermina, acompanharam a vacinação em Capoeiras, a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte, localizada na zona rural macaibense, nesta quarta-feira (1º), na unidade de saúde local.
Todas as unidades de saúde de Macaíba receberam doses para o início da primeira etapa da campanha, que tem como público-alvo idosos de 70 anos ou mais; quilombolas, indígenas, pacientes imunocomprometidos e pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residência Inclusiva (RI) e seus trabalhadores. A vacina bivalente pode ser aplicada em pessoas que tenham recebido ao menos as duas primeiras doses ou a dose única das vacinas monovalentes. O intervalo mínimo para ser vacinado é de quatro meses após a última dose monovalente recebida.
A segunda fase da campanha tem como objetivo imunizar pessoas de 60 a 69 anos e, na terceira fase, serão imunizadas gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias de pós-parto) de 12 anos ou mais. Na quarta fase da campanha serão imunizados trabalhadores da saúde e, na quinta fase, serão vacinadas pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Assecom-PMM