Descrição do autor

Administrador

                               

Nos últimos dias o programa do leite vem sendo um dos assuntos mais comentados na internet em Macaíba, uns dizem que o programa social pode ser suspenso por falta de interesse da prefeitura, outro diz que prefeitura não irá deixar Macaíba perde o programa, o que deveria está sendo discutido na verdade seria se o governo do estado vai cumprir com sua obrigação que é pagar os fornecedores, pois o maior problema do programa social de distribuição de leite é  o atraso nos pagamentos, o segundo problema  foi à seca que atingiu o Rio Grande do Norte em 2012, o que fez com que vários produtores de leite perdessem seu gado.

Para o governo neste momento é fácil municipalizar o programa do leite, da mesma forma que querem passar os hospitais regionais aos municípios, um absurdo que não deve ser aceito pelas prefeituras, já que ambos são de obrigação e  responsabilidade do estado.

                          

Escoteiros do grupo Augusto Severo, com apoio do memorialista Wedson Poeta, estão realizando a limpeza de uma das fluentes do Rio Jundiaí, localizada nas imediações do museu Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, município do Rio Grande do Norte. O trabalho foi iniciado na manhã de ontem, sexta-feira (11).

Os escoteiros e o memorialista retiraram do rio vários entulhos, ajudando na preservação do meio ambiente. Além da limpeza, os ativistas ambientais estão construindo pontes para melhorar o acesso às outras margens do rio e, ainda, abrindo trilhas para que, o turista que visitar o museu, possa conhecer a fauna e a flora presente no espaço histórico.

HISTÓRIA

Durante a limpeza de parte da fluente do rio, os voluntários da natureza encontraram duas cangaias, as quais, provavelmente, são do período do cultivo da cana-de-açúcar na localidade. As cangaias estão expostas nas dependências do museu Solar Ferreiro Torto. O museu funciona de terça a domingo, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.

 Churrasco do Poeta

                             76i67i6u56u5u4u5u

O pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, presidente do PSD no Rio Grande do Norte, vice-governador Robinson Faria, afirmou na manhã desta sexta-feira, ao participar de evento municipalista na Assembleia Legislativa, que a aliança entre PSD e PT está mantida, e que ambos partidos trabalham para fortalecer o palanque e as candidaturas proporcionais – deputados estaduais e federais. Ele ressaltou a realização conjunta dos seminários regionais como formas de a aliança consultar a população a respeito da chapa, que, segundo ele, tem sido aceita tanto pela militância petista, quanto pela militância pessedista.

Trecho de entrevista

                                  

Um adolescente foi baleado na noite desta Sexta-Feira às 20hs no loteamento Park Village. A Policia Militar conversou com a reportagem da CONNECTTV e disse que o adolescente por nome de I.T.P.L de 14 anos estava jogando bola com alguns amigos, quando dois meliantes em uma moto se aproximaram dos mesmos e efetuaram um disparo que atingiu o joelho do adolescente que de imediato foi socorrido para o hospital Clóvis Sarinho. Policias Militares estiveram no local. mais ainda não se sabe o que motivou esta tentativa de homicídio. Somente nesta noite (11) já é a segunda tentativa que a PM registra.  

                                A subcomandante Fabiana Silva - Bruno Gonzalez/O Globo

Em meio ao som de tiros e bombas, em um trecho em que um ônibus pegava fogo, a figura de uma mulher armada, de calça branca e salto alto vermelho, surpreendeu quem passava pela Avenida Leopoldo Bulhões.

Era a major Fabiana Silva, subcomandante do 22.º Batalhão (Maré), que estava a caminho do trabalho, quando viu um grupo de homens, alguns com pedras nas mãos, logo após a desocupação da Favela da Telerj, erguida em um terreno da Oi, no Engenho Novo. Fabiana desceu do carro e, empunhando uma pistola, impediu a suposta ação.

Em nota, a assessoria da PM informou que a major, que tem 16 anos de corporação, desconfiou que o grupo tentaria atear fogo a outro ônibus. Os homens fugiram em direção à comunidade do Arará, em Manguinhos.

A cena foi registrada pelo jornal Extra, que passava no local. Depois de conter o grupo, Fabiana orientou policiais militares sobre a posição que eles deveriam tomar.

Estadão

                               

PF descobre que empresa contratada estava vendendo 75% das cotas para o doleiro Alberto Youssef e para o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa; 23 mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos

por Fausto Macedo

O alvo principal da Lava Jato 2, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 11, é a contratação pela Petrobrás da empresa Ecoglobal – Ambiental Comércio e Serviços Ltda. e da Ecoglobal Overseas LCC no montante de R$ 443,8 milhões para locação de equipamentos e para fornecimento de serviços técnicos especializados.

Nesta segunda etapa da operação, que desbaratou esquema de lavagem de R$ 10 bilhões, foram cumpridos 23 mandados de busca, apreensão e prisão nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Macaé e Niterói.

A suspeita da PF é que aparentemente na mesma época estariam sendo negociadas 75% cotas das empresas Ecoglobal para venda para grupo empresarial do qual participam o doleiro Alberto Youssef, por meio da Quality Holding, e Paulo Roberto Costa – ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás –, por meio da Sunset Global Participações, e ainda para uma terceira empresa Tino Real Participações, no montante de R$ 18 milhões.

Os investigadores apontam que o próprio negócio da cessão de cotas é condicionado à efetivação do contrato da Ecoglobal com a Petrobrás. A PF localizou carta-proposta confidencial subscrita pelos negociantes e datada de 18 de setembro de 2013.

O contrato, pela Ecoglobal, é assinado por seu então titular Vladmir Magalhães da Silveira.

A PF constatou que a Tino Real Participações tem por titulares Maria Thereza Barcellos da Costa e Pedro Carlos Storti Vieira. A PF verificou por email cadastrado na emissão do passaporte a relação de Maria Thereza com Eric Davi Belo, envolvido supostamente em crimes relacionados a fundos de pensão.

Os investigadores avaliam como suspeito o fato de uma empresa que obtém contrato de R$ 443 milhões seja negociada na mesma época – 75% das cotas –, por R$ 18 milhões.

Estadão

Imagem ilustrativa
Durante a manhã de ontem (10) policias militares de Macaíba receberam uma informação que uma dupla estava realizando diversos assaltos em Parnamirim e depois fugiram para a cidade de Macaíba. Então os Policias da cidade entraram em diligencias e quando chegaram no bairro Ferreiro Torto se depararam com os meliantes, após os criminosos verem os PMs abandonaram a moto Fan de cor vermelha que os mesmos estavam e logo em seguida entraram no mato. A policia montou um cerco mais não conseguiu prender os meliantes e a moto foi encaminhado para delegacia de Macaíba.
Connecttv

Para o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, a falta de combustível nos carros da Polícia Militar, ou mesmo o número reduzido de veículos e efetivo para o patrulhamento nas ruas, não é mais um problema para a população. “Se alguém ligar para o 190 e receber como resposta que não tem viatura, não tem combustível, ligue para o meu telefone, o 3232-1084, e diga o dia e a hora que isso aconteceu. Porque minha orientação é: isto não pode acontecer”, declarou Eliéser Girão Monteiro em entrevista à Inter TV Cabugi.

Matéria exibida nesta sexta-feira (11) trata de denúncias sobre a falta de estrutura na Polícia Militar. Carros quebrados, pouco combustível e carência de efetivo são apontados como os principais problemas da segurança pública no estado. O tenente Andrey da Silva, oficial da PM, admite que muitos assaltos são cometidos porque não há patrulhamento suficiente nas ruas para coibir a ação dos criminosos. Existe ainda, segundo a reportagem, um suposto esquema envolvendo a troca do conserto de veículos por folgas.
“Tá faltando tudo. Hoje o Estado não tem nenhum oficina credenciada para mão de obra, nem uma distribuidora que forneça o mínimo, o básico. Desde um lâmpada, uma pastilha de freio, baterias, pneus… até uma simples troca de óleo não é feita”, afirma Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar no RN. Segundo a entidade, a estimativa é que pelo menos 20 carros estão parados por falta de peças. “É um policiamento de faz de conta, realmente”, lamenta Campos.

G1 RN

O surpreendente crescimento do número de usuários da Internet, e em particular, do e-commerce vem despertando o interesse das empresas para mais um meio de divulgação: Internet – a super rede mundial de computadores. Isso porque o aumento da concorrência e a crescente fragmentação dos mercados exigem que se encontrem novas formas de se chegar ao consumidor. O mercado se mantém aquecido com os sites de serviços, notícias, compras coletivas e cada vez mais as empresas anunciam on line.

Contato macaiba@outlook.com

A problemática da água mobilizou a população do município de Currais Novos na manhã de ontem (10). Em um protesto pacífico em prol da construção de uma adutora para abastecer a cidade, que corre risco de colapso no abastecimento, mulheres, crianças e até idosos participaram de uma caminhada, que também contou com a presença de movimentos sociais, igreja e da classe empresarial de Currais Novos. A cidade é abastecida pelo Açude Gargalheiras, em Acari, que está com 4,66 milhões de metros cúbicos ou 10,49% de sua capacidade, o suficiente para atender as duas cidades até agosto deste ano, segundo medição da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN (Semarh),  da última quarta-feira, 9.

      Medo de colapso no abastecimento levou população de Currais Novos a parar a cidade ontem e sair às ruas cobrando adutora

Durante o ato, a cidade parou. As duas vias de acesso ao município foram interditadas. O comércio fechou as portas em adesão ao movimento e as escolas levaram os alunos às ruas. A classe empresarial da cidade participou ativamente do movimento. “O povo de Currais Novos precisa dessa adutora. É uma questão de vida. Esse sonho precisa sair do papel agora. Não podemos mais esperar”, disse o empresário e vice-presidente da CDL Jailson Severo. No final do protesto, a população caminhou em direção à sede do Ministério Público, onde foi entregue um documento reivindicatório solicitando o engajamento do órgão na luta pela construção da adutora.

Tribuna do Norte

                           

Um ônibus de transporte coletivo capotou no início da manhã desta sexta-feira (11) na BR-101, no bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo trafegava no sentido Parnamirim-Natal quando o motorista perdeu o controle da direção, capotou e foi parar no sentido oposto da rodovia. O ônibus levava apenas o motorista, que sofreu ferimentos leves.

A PRF informou que o acidente aconteceu por volta das 4h40. O ônibus acidentado pertence à linha 56, da empresa Santa Maria. O motorista vinha da garagem. Depois de socorrido, ele foi levado ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, medicado e passa bem.

Com o acidente, uma das faixas foi interditada. Até a publicação desta matéria, o veículo permanecia tombado na pista. O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local porque houve derramamento de óleo.

Do G1/RN

Você ainda acha que “a gente somos inútil”?

Eu acho. Quando fiz essa música estava voltando dos Estados Unidos, onde fui morar em 79. Tomei um baque grande de ver o que era a democracia de verdade. A gente ainda estava no finzinho da ditadura, a maioria não fazia ideia e nem hoje faz do que seja realmente uma democracia. Tudo aqui é uma merda. Quando vamos mudar o padrão de uma tomada, ao invés de adotar o padrão internacional, inventamos um padrão esdrúxulo.

E o que é uma democracia?

Um governo orientado para satisfazer o povo, por exemplo. Não como aqui onde predomina o favor e o paternalismo. Lá, quando a população tem necessidade, ela exige que seja atendida. É o lance do capitalismo funcionando direito, todos têm chance. Cheguei como estrangeiro, só pegava empregos que ninguém queria como garçom, lavador de prato, diarista. Ganhava bem, levava uma vida boa. É o que acontece com qualquer brasileiro que vai para lá, ele aprende rapidamente porque é um passo pra cima. Lá ninguém joga lixo no chão. O problema é que quando o brasileiro volta pra cá, ele esquece disso.

Estamos numa democracia?

Estamos em uma democracia fingida como na Venezuela. Não é só porque tem votação que tem democracia. Não é porque a maioria quer que isso é democracia. A democracia prevê um embate das forças e alternância de poder. E aqui há diversos subterfúgios, inclusive de dar dinheiro pro povo, espécie de coronelismo que sempre existiu.

Então nos Estados Unidos a vida é melhor?

Morei lá com minha irmã, que tinha bronquite. Quantas vezes não fomos atendidos gratuitamente no hospital. Aqui não, se você vai ao hospital público vê todo mundo morrendo, deitado no chão. Eu não, claro, graças a Deus, porque tive estudos. Não por isso sou menos brasileiro, a esquerda está sempre tentando jogar uns contra os outros.

E por que você voltou, então?

Saí de lá sinceramente porque não queria essa vida pra sempre, não usava minha cabeça pro trabalho, era só o braçal. Também senti falta de minha cultura, mas na volta senti esse baque e comecei a notar que o Brasil não funciona por causa do brasileiro. Há um vício de colocar a culpa em alguém, de esperar que o governo resolva, de não assumir. Na letra de “Inútil” usamos o português errado, porque aqui não tem educação direito.

“A gente não sabemos escolher presidente”, ainda?

Ainda não. Praticamente todos os partidos estão do mesmo lado pra começo de conversa. Os políticos prometem de tudo e o povo brasileiro meio que aceita. A gente tem essa mania histórica de corrupção e preguiça, uma série de más qualidades que fingimos que não vemos. Em português claro, o brasileiro merece tomar uns pitos de correção e não tem quem vá fazer isso porque político só rouba e promete, e trata o povo como se fosse coitado. A segunda frase desta música é “a gente não sabemos tomar conta da gente”. A gente não sabe se administrar.

O que precisa ser feito?

A gente tem que tomar as rédeas do sistema. Mas está tão corrompido que a gente nem sabe qual é esse caminho.

O país melhorou?

Melhorou. A gente saiu de uma ditadura e passou a fazer eleição direta. Mas agora estamos regredindo rapidamente sem perceber, pro ponto que a gente estava.

Como assim?

Entrei na escola em 64, naquele tempo a aula de história era muito orientada, só os melhores momentos eram apresentados e ainda assim de forma deturpada. Hoje é assim só que ao contrário. Continua a deturpação, só que por outro lado.

Dê um exemplo.

O caso da Raquel Sheherazade, que foi afastada, em férias compulsórias durante um tempo por conta de uma ação movida pela deputada Jandira Feghali (PC do B). Então é censura, só que por outro lado. Parece que desde os anos 30 mudamos de uma ditadura para outra, sempre disfarçando de democracia.

Mas a Sheherazade pisou na bola?

Ela não falou nada de mais. Ela disse que era compreensível quando amarraram um ladrão no poste. Compreensível significa que eu entendo a revolta da população que não agüenta mais ser roubada. Não quer dizer que eu ache que todo ladrão deva ser amarrado, mas interpretaram dessa maneira.

Você acompanhou os protestos de junho?

Não tenho mais idade para isso. Mas apoiei, achei legal. Pena que esvaziaram de maneira brilhante colocando black blocs na rua e com os políticos convocando reuniões, como sempre fazem. Vamos mudar de assunto, nada aconteceu, agora tem Copa e carnaval, tem sido assim de ditadura em ditadura.

O governo Lula foi bom para o Brasil?

Sinceramente acho que foi ruim, o que ele fez foi manter a inflação estabilizada com um programa que vinha do governo anterior. O que ele mais fez foi demagogia o tempo inteiro. Dizem que elevou a classe c mas pra falar a verdade não sei se isso não aconteceria naturalmente com o dinheiro estabilizado.

A ascensão da classe c não é um avanço?

Sem dúvida. Mas o pessoal acha que isso aconteceu porque o governo foi bonzinho com a gente. E pensam assim, “agora não sou mais miserável, porque posso comprar TV”. Errado, o contrário da miséria é o conhecimento, não é só comer e tal. Lula botou na cabeça do brasileiro essa luta de classes que não era pra existir. Fez o povo acreditar que quem tem dinheiro é contra os pobres.

E Dilma?

Se o país estivesse progredindo ok, mas não está. Estamos parados. E o Bolsa Família, que era para ser um analgésico, vai continuar para sempre, para garantir os 40% de votos que ela necessita para ser reeleita.

Como você se define politicamente?

Voto normalmente pra coisa ficar equilibrada. Esse é o segredo da democracia, se o poder está pendendo muito pra direita, é bom calibrar um pouco pra esquerda, e vice-versa. De todo jeito, sou mais pelo indivíduo do que pelos grupos – na coletividade, sempre tem a desculpa de que “a culpa não é minha, é do grupo”.

O que você defende?

Como força política acredito no liberalismo capitalista. Vivi isso, sei que funciona e não é só nos Estados Unidos. Na China, que é comunista, investiram pesado e estão na liderança do mundo. Gosto da ideia de que quanto menos interferência do Estado, melhor. Ele tem que regular, fiscalizar, mas não gosto da burocracia.

Folha de São Paulo