Arena das Dunas: estrutura danificada durante protesto é reparada e substituída

Segundo um segurança do estádio, palco montado no pátio externo foi danificado, assim como alambrado voltado para a BR-101; equipamentos foram substituídos e reparados

Na manhã de hoje (26) parte do alambrado da Arena das Dunas que foi danificada durante manifestação feita na noite desse sábado (25) havia sido reparada, assim como grades de contenção e uma tenda armada na entrada do estádio. De acordo com um funcionário da segurança do estádio, todos os equipamentos danificados foram reparados ou substituídos.

Entre o fim da tarde e início da noite de ontem, um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao shopping Via Direta e saiu em direção à Arena pela marginal da BR-101 sentido Centro. Chegando próximo ao estádio as ações de depredação de patrimônios público e privado começaram.

Visto como principal alvo do grupo que tinha como lema #NãoVaiTerCopa, a Arena das Dunas – que terá dois jogos inaugurais hoje – foi atacada por integrantes da manifestação. O grupo tentou derrubar uma barreira de grades de contenção, mas foi contido por outros participantes. Após bloquear todas as vias no sentido Centro-Zona Sul, o grupo retirou as grades e as colocou na BR-101. Com o caminho livre, parte do alambrado do pátio externo do estádio foi quebrada e uma tenda foi queimada.

Sem ação policial até o retorno do protesto em direção ao local onde saíram, a Polícia Militar afirma que não pôde agir porque a região é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. A manifestação acabou após chegada do Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR) e do Batalhão da Polícia de Choque (BPChoque).

Foram presos 19 pessoas que, segundo a Polícia Civil, serão autuados por danos aos patrimônios públicos e privados, desordem pública e agressão.

Para o evento de hoje, o comandante-geral da PMRN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, afirma que está mantido o esquema de segurança montado antes do protesto. “As atenções e os cuidados aumentam, mas todo o planejamento para a tarde de hoje, com 400 PMs, está mantido. Esperamos que seja tranquilo e que transcorra como o planejado”, disse.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a Arena das Dunas para maiores detalhes sobre as estruturas danificadas e reparadas, bem como sobre o esquema de segurança para hoje. Mas, a assessoria de imprensa informou que não seria possível atender o jornal neste domingo.

Da Tribuna do Norte

Administrador