Ação integrada localiza e fecha criadouro ilegal de aves silvestres na Região Metropolitana de Natal

Fiscalização Ambiental Integrada - SEMURB - IBAMA - DEPREMA - 12
Em uma operação conjunta, equipes de Fiscais Ambientais do IBAMA e da SEMURB Natal, sob a coordenação de Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA), resgataram na manhã de terça-feira, 11/08/2015, 68 pássaros silvestres que estavam em um criatório ilegal situado em um sitio na localidade de Alcaçuz, Município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal.
Os agentes ambientais chegaram ao local mediante denuncia formulada pelo telefone 181 da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESAP – DISK DENUNCIA).
Dentre as aves resgatadas, estavam espécimes ameaçadas ou em risco de extinção, tais como o Periquito-da-caatinga, o Pintor-Verdadeiro e o Tiê-sangue.
O proprietário do sítio foi multado pelos Fiscais do IBAMA em R$ 47.000,00  e responderá também por crime ambiental, junto a DEPREMA, nos termos da Lei Federal 9.605/98.
Segundo o agente de fiscalização ambiental da SEMURB, Gustavo Szilagyi, este tipo de operação conjunta “deve perdurar, e mostra o nível de integração entre os órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) no Rio Grande do Norte, e tem como objetivo primordial a defesa do Meio Ambiente”, finalizou.
As aves foram encaminhadas para análise clínica no Aquário Natal e devem ser devolvidas à natureza ainda esta semana.  A soltura ocorrerá em uma reserva florestal sob os cuidados do IBAMA/ICMBIO.

Administrador