Opositores querem um nome só para disputar a prefeitura de Macaíba contra o prefeito Fernando Cunha (PSD). A estratégia é tentar somar força em um único nome para que esse consiga arrastar todos os votos dos eleitores da oposição e também daqueles que votaram no prefeito em 2012 e estejam insatisfeitos. Hoje o cenário político conta com três nomes para disputa, sendo eles o do prefeito para reeleição, em busca do quarto mandato, da ex-prefeita Marília Dias (PMDB), que quer tentar voltar a administrar o palácio Auta de Souza e também do PMDB, o ex-conselheiro aposentado do TCE, Valério Mesquita. Além desses nomes ainda existe a possibilidade de uma candidatura do delegado Normando Feitosa (PR), que passou a ganhar popularidade após voltar trabalhar na cidade, num período onde Macaíba era manchete da imprensa quase todos os dias por conta da grande quantidade de homicídios.
Dentro do PMDB existe dois nomes que querem disputar, um que administrou a cidade recentemente, Marília Dias e o outro Valério Mesquita, que tenta voltar ao cenário político de Macaíba e conta com apoio de parte da oposição, o que Marília hoje não conta. Por outro lado existe o delegado Normando, que é o nome que todos os grupos querem, visto que ele tem pouca rejeição por nunca ter disputa uma eleição na cidade e pode tirar voto tanto do prefeito, quando se volta para questão da segurança pública, quanto da oposição pela falta de unidade e não ter um nome que una todos.
Além disso, o pleito deste ano está fantajoso para a oposição, desde que Fernando Cunha passou a adminsitrar a cidade, nunca a oposição teve um cenário favorável como este. Vendo por essa visão, opositores simpatizantes do ex-conselheiro querem apenas um nome da opsoição para enfrentar o médico.