UFRN oferece serviços farmacêuticos à comunidade no Campus Central

        Clique para ampliar a imagem
Dor de cabeça, azia, gripe, mal estar. Quem, ao sentir alguns desses sintomas, não pensa logo em ir à farmácia mais próxima procurar um analgésico? Pensando em atender à comunidade, em especial os frequentadores do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Departamento de Farmácia (DFARM) inaugurou, este ano, a Farmácia Escola Aleixo Prates e Silva.
Segundo Júlio Mendes, coordenador pedagógico do projeto, o objetivo é apresentar um centro de referência do exercício diário da prática farmacêutica. Ou seja, ser um campo de estágio para os alunos do curso de Farmácia, com foco em uma formação mais humanista e menos tecnicista, mantendo o foco no atendimento individualizado dos clientes, orientando sobre como administrar melhor a medicação prescrita por seu médico.
O novo serviço vem agradando à população que circula diariamente pelo Campus Central da UFRN, tanto que alguns já afirmam serem frequentadores assíduos, como o servidor do Centro de Biociências Manoel Rodrigues. “A oferta do serviço é maravilhosa e estava faltando aqui na Universidade. Aprovo e gosto demais da farmácia”, conta Manoel.
Marcela Brasil, que frequenta a Universidade há cinco anos, também aprovou a presença da farmácia, pois, segundo ela, é um espaço voltado à população que utiliza os serviços ofertados no Centro de Convivência. “Os preços poderiam ser mais convidativos, já que a maioria dos clientes é universitária, mas entendo que o serviço é recente e torço por seu sucesso”, afirma Marcela.
Na Aleixo Prates e Silva, estão à disposição produtos de higiene pessoal, suplementos vitamínicos, medicamentos de referência, genéricos e similares. Além desses, podem ser encontrados itens para curativos e serviços de verificação de pressão arterial, teste de diabetes, colocação de brincos e consulta ao farmacêutico. Para tanto, existem no local profissionais e estagiários de Farmácia para orientar os clientes. A sala de acolhimento/atendimento, uma inovação no modelo implantado, é um espaço para a aplicação de medicamentos injetáveis, assim como para orientações individuais daqueles que assim desejarem.

Mais informações

Administrador