Foto: Alberto Leandro |
(Portal No Ar) O Governo do Estado planeja a construção de uma terceira ponte em Natal e que cruzará o Rio Jundiaí até a cidade de Macaíba. A obra tem por objetivo reduzir o grande fluxo de veículos das duas pontes atualmente instaladas na capital e que ligam as zonas Sul, Leste e Oeste a zona Norte de Natal.
O empreendimento custará, segundo cálculos iniciais do diretor do DER, Jorge Fraxe, cerca de R$ 100 milhões. A iniciativa partiu da Prefeitura de Macaíba e, segundo o diretor, foi encampada pelo governador Robinson Faria.
Segundo o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), o projeto executivo da ponte que ligará RN-160 e BR-226 facilitará o fluxo do trânsito para moradores da Zona Norte, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim que se deslocarem ao Centro de Natal e em outras direções.
“O governo já está em busca de investimentos para um projeto que está pronto.Obtidos os recursos iniciaremos a obra. com duração de um ano, que é compatível com a estatura que vive hoje o nosso Estado e que terá menos conflitos de desapropriações”, afirmou o diretor do órgão.
Segundo Fraxe o estado buscou uma alternativa econômica e razoável e que causa um meno impacto à vizinhança e ao meio ambiente.
O diretor do DER explica que a futura ponte sobre o Rio Jundiaí se mostra muito mais viável do que o antigo projeto de construção da um equipamento a partir da Viaduto do Baldo que cruzaria o Rio Potengi até a Zona Norte.
“Nós iniciamos esse estudo da ponte a partir do Viaduto do Baldo mas ele custaria mais de R$ 1 bilhão. Teríamos que fazer o projeto e o licenciamento ambiental que levaria mais de dois anos. “Esse projeto da ponte em Macaíba já está pronto”, garante o secretário.