Imagem ilustrativa |
O blog INFORMATIVO ATITUDE entrevistou o secretário de Trânsito de Macaíba, Juedson Oliveira sobre a implantação do transporte Interbairros. No bate papo Juedson esclarece pontos importantes sobre implantação do sistema. Após notícias veiculadas na mídia local, o secretário torna público algumas questões. Acompanhe:
IA – Quando começou o processo de implantação do sistema interbairros de Macaíba?
O processo de implantação do sistema começou quando foram iniciados no final de 2013 os trâmites para contratação de uma empresa para elaborar o Plano de Mobilidade de Macaíba, além de realizar os estudos de viabilidade técnica do Sistema interbairros.
IA – Os taxistas e os mototaxistas vão deixar de prestar o serviço de transporte à população?
De forma alguma. Os operadores de táxis e mototaxis continuarão atendendo a população, pois o serviço que eles realizam é diferente do serviço que será prestado pelo sistema interbairros. O sistema interbairros irá operar em horários pré-determinados e em rotas fixas dentro da cidade. Já estes operadores fazem o serviço que chamamos de porta a porta, ou seja, eles embarcam o passageiro em qualquer lugar, não em determinadas rotas fixas e os deixam onde solicitarem. Desta forma, os três serviços de transporte (táxi, mototaxi e interbairros) irão operar normalmente como ocorre em diversas cidades. Vale lembrar que por muitas vezes, os próprios familiares dos operadores do transporte, precisam deslocar-se na cidade e ocorre que os mesmos estão prestando o seu serviço e o seu pai, a sua mãe, o seu filho, ou sua avó, ou mesmo quando estiver chovendo, por exemplo, poderão ser atendidos através do sistema Interbairros.
IA – Com relação as reinvindicações que foram apresentadas pelos permissionários semana passada na Prefeitura?
O que pode está acontecendo é que talvez certas informações estejam chegando de maneira distorcida aos atuais permissionários e algumas pessoas estejam utilizando desta informação distorcida para incentivar a categoria a protestar contra a implantação do sistema. A reivindicação dos permissionários é continuarem no sistema e poderão, desde que atendam os requisitos necessários a serem exigidos na licitação.
IA – Os atuais permissionários poderão participar da licitação?
A licitação que será realizada é pública e com certeza eles poderão participar do certame, organizados como cooperativa. Contudo, o ganhador da licitação deverá atender aos requisitos do Plano de Mobilidade do município, como por exemplo, a garantia de gratuidade para os idosos, meia passagem para estudantes, implantação de sistema de bilhetagem eletrônica para possibilitar a integração, monitoramento por câmeras dentro dos micro-ônibus, veículos com acessibilidade, além da frequência de atendimento a população de domingo a domingo, inclusive feriados, durante todo o dia e a noite.
IA – Por que será feito uma licitação para contratar o sistema interbairros?
A contratação do novo sistema interbairros através de licitação é uma questão de previsão legal, isto é, a Lei Federal de Mobilidade, diz que os serviços de transporte devem ser feitos por um operador que tenha sido contratado através de licitação pública, atendendo aos requisitos previstos na legislação vigente.
IA – O senhor poderia nos dá um exemplo do funcionamento do sistema interbairros?
Um cidadão que more no Loteamento Liberdade, ou em Mangabeira, ou em Bela Vista, ou em Capoeiras, ou em Cajazeiras, por exemplo, pagará uma tarifa para se deslocar para qualquer lugar do município, como a UPA, o centro da cidade, as indústrias, fazendo quando necessário, uma integração com outro micro-ônibus, sem pagar outra passagem, dentro de um tempo determinado. Lembrando sempre que o deslocamento de qualquer lugar do município para o centro da cidade de Macaíba será uma TARIFA ÚNICA.
IA – Qual o valor previsto da tarifa?
A tarifa prevista para o transporte é de R$ 2,40, para os estudantes o valor de R$ 1,20, além de gratuidade para os idosos. O transporte que será operado por micro-ônibus terá acessibilidade para os cadeirantes e irá funcionar de domingo a domingo, inclusive nos feriados, durante todo o dia e a noite.