(Visor Político) A regionalização do Sistema Único de Saúde, que é uma das principais metas da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está dando importantes passos para sua concretização no Rio Grande do Norte. A região do Trairi-Potengi é a primeira a ser beneficiada com a implantação de um projeto de cogestão hospitalar entre SUS, Sesap e todos os municípios da região. A Maternidade Escola Ana Bezerra, em Santa Cruz, e o Hospital Regional de São Paulo do Potengi são os primeiros contemplados e começam a receber recursos de todos os municípios da região. A maternidade já funciona plenamente com a obstetrícia e o Hospital já conta com metade dos 50 leitos de internamento que estão previstos para até o início de setembro, desafogando as unidades de urgência em Natal.
A 5ª Região de Saúde está servindo de modelo para a replicação a outras regiões do estado. Ali, o processo está bastante avançado, mas, segundo estima o coordenador do Projeto de Regionalização da Sesap, Ion Andrade, até o final de julho as demais regiões do estado vão concluir as propostas regionais, a partir de reuniões com representantes municipais para discutir e tornar consensual o desenho de rede para, em seguida, fazer a homologação. Segundo estima Andrade, no prazo de um mês e meio todas as propostas deverão estar homologadas, começando assim sua execução.
“Esse é um programa sustentável e consistente porque passa pelo crivo dos municípios de todas as regiões. No Trairi já existe uma organização da comunidade que deu velocidade ao desejo de regionalização. O Parlamento do Potengi, que é uma articulação dos vereadores da região, foi fundamental para a articulação de todos os municípios”, explica Ion Andrade. Na região foi criado um projeto SUS consensual de Rede de Saúde, a partir de um debate participativo, saindo daí a elaboração de um desenho de operacionalização.