No meio político, o assunto nominata já começa a ser discutido. A montagem dos grupos que vão disputar o legislativo é fundamental para quem pensa em ter uma cadeira a partir de janeiro de 2025. Em Macaíba, tanto a situação quanto a oposição deverá ter nomes competitivos na disputa. Na situação, haverá mais pessoas com mandato, pois, hoje cerca de 15 vereadores fazem parte da bancada da situação. Ainda não existe definição se irão disputar em um bloco ou dividir o grupo em duas ou três nominatas.
Já na oposição, o número de pessoas com mandato é pequeno, deverá ter no máximo dois disputando o legislativo. Por outro lado, o fato de ter apenas duas lideranças de mandato, isso acaba atraindo suplentes e lideranças comunitárias, pois, quem não tem mandato prefere disputar a eleição nessas condições. No cenário de hoje, a oposição poderá ter de duas a três nominatas.
Diferente das eleições de 2020, onde foram 26 candidatos por partido, houve mudança na lei. Onde diz, cada partido ou federação terá o número de candidatos definido com base no número de cadeiras do legislativo +1. Em Macaíba, são 17 cadeiras, somando mais um, serão 18 candidatos por partido ou federação.
Em Macaíba, os partidos estão divididos assim:
Partidos que estão na situação
PL, Cidadania, MDB e federação PT/PV/PCdo B
Partidos que estão na oposição
PSB, PSDB, Podemos e federação PSOL/Rede.