Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) que atuam no Programa Ronda Cidadã, na Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP4), participam até o dia 26 de agosto, na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra, no Bairro de Petrópolis, em Natal, de uma capacitação visando o aprimoramento das atuações pró-ativas e reativas junto as comunidades de Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis.
Instrutores da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), com qualificação no Curso de Polícia Comunitária, foram designados pelo Comando da Corporação para ministrar palestras sobre a Cartilha de Procedimentos do Policial Militar Cidadão aos demais integrantes do batalhão que, por sua vez, passarão a ser multiplicadores destes novos ensinamentos. Entre os temas discutidos nesta capacitação estão “A parceria entre PM e Comunidade”, “Policiamento Escolar”, “Patrulhamento”, entre outros.
“Diariamente estamos capacitando nossos homens com base no novo projeto de segurança pública desenvolvido no RN. O Ronda Cidadã exige uma Polícia mais próxima e integrada a sociedade. Com essa atuação, estamos priorizando os serviços preventivos, que visam antecipar ao delito e essa aproximação exige uma técnica diferenciada, mais humanizada. Todos os dias recebemos elogios de comerciantes e moradores sobre nosso trabalho e isso tem demonstrado que nossas metas estão seguindo o caminho certo”, disse o comandante do 1º BPM, Major Marinho Silva.
O programa Ronda Cidadã foi implementado no Rio Grande do Norte no dia 22 de julho, inicialmente na Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), que compreende também Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis e se destina às ações de Polícia Comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, se descuidar do policiamento reativo, com o policiamento repressivo, de forma qualificada.
DETALHES DO PROGRAMA RONDA CIDADÃ
-Primeira zona de implantação do Programa Ronda Cidadã: Zona Leste;
-Bairros atendidos: Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis;
-População atendida estimada: 30 mil habitantes;
-Domicílios atendidos (estimativa): 8.700;
-Disque Ronda: cada viatura terá um número de telefone visível no carro para que a população possa ligar diretamente e comunicar a ocorrência;
-Área de atendimento: 2 km²;
-Redução no tempo de resposta da ocorrência;
-Polícia Militar passa a atuar não apenas na consequência do problema, mas também na causa;
-Integração com o Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadão de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência (semelhante ao funcionamento da Lei Maria da Penha), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado);
– Base Móvel estará interligada com o sistema de videomonitoramento do Ciosp.
ESTRUTURA DO RONDA CIDADÃ
– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (8 viaturas);
– 1 base móvel; – Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas (3 motocicletas);
– Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (6 duplas para patrulhas);
– 112 policiais militares;
– Dois pelotões de policiamento: reativo e proativo.