Operação Phoenix fará intervenção no Presídio de Alcaçuz (RN)

Divulgação/MJSP

A segunda fase da Operação Phoenix no Presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, teve início na última segunda-feira (20) e possibilitará a transferência de cerca de 500 presos para outro pavilhão. A intervenção acontece para que a Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte possa iniciar as reformas necessárias no local.

A intervenção nos Pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz contou com a ação de agentes federais de execução penal, agentes penitenciários estaduais do Rio Grande do Norte e de outros estados, que compõem a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

A expectativa é que os presos comecem a retornar para os pavilhões em 30 dias, conforme a reestruturação do espaço. Neste período, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) reforçou a equipe da FTIP com mais de 100 agentes federais de execução penal e agentes penitenciários estaduais para garantir os procedimentos e a segurança dos presos custodiados no Presídio Rogério Coutinho.

Segundo a diretora do Sistema Penitenciário Federal, Cintia Rangel Assumpção, o controle dos pavilhões representa a retomada do controle pelo estado. “É uma chancela da ordem, segurança e das garantias dos direitos aos presos. Uma demonstração clara de que a união de forças é capaz de transformar estabelecimentos penais”, destacou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MJSP

Administrador