
Foto: Dayvissom Melo
O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva na semana passada prevê estudos para a concessão de rodovias no Rio Grande do Norte. Estão na lista o trecho da BR-101 (da divisa com a Paraíba até Natal) e o trecho da BR-304 (da divisa do Ceará à Grande Natal).
Esses trechos de rodovias foram classificados dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em maio de 2019. Eles fazem parte de um conjunto de cinco lotes de rodovias que englobavam inicialmente um total de 7.213 quilômetros. Os estudos conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) indicam a pré-viabilidade de concessão de 2.471 km de rodovias na região Nordeste, subdivididos em 5 lotes:
São eles: Lote 1 (339 km): BR-101/235/BA/SE entre Feira de Santana, Aracaju e Itabaiana; Lote 2 (482 km): BR-101/SE/AL/PE entre Aracaju, Maceió e Recife; Lote 3 (508 km): BR-232/PE entre Recife e Salgueiro; Lote 4 (410 km): BR-101/230/PE/PB entre Recife, João Pessoa e Patos; e Lote 5 (732 km): BR-101/304/116/PB/RN/CE entre João Pessoa, Natal e Fortaleza.
De acordo com informações do PPI, o investimento previsto para esses cinco lotes é avaliado em R$ 21,4 bilhões. E a estimativa inicial do estudo preliminar é que essas obras gerem 292.307 empregos (diretos, indiretos e efeito-renda).
Especificamente para o Lote Nordeste 5, que inclui os trechos de rodovias no Rio Grande do Norte, o investimento inicial previsto seria de R$ 4,73 bilhões. De acordo com o Ministério dos Transportes “os estudos em andamento vão indicar se existe viabilidade ou não de concessão ou de parceria público-privada nestas rodovias”.
Além de ser objeto de estudos para concessão, a BR-304 também está no PAC como uma das obras prioritárias para o Rio Grande do Norte. No caso, a rodovia deve passar por duplicação, uma ampliação que é reivindicada pelos norte-rio-grandenses há anos, mas nunca foi alcançada.
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