
Foto: ISD
Idealizado para congregar startups, pesquisadores, empresas e estudantes interessados em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) foi oficialmente implementado nesta quinta-feira (09/08). O prédio que abrigará o Parque, construído no terreno em parte ocupado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, conta com aproximadamente 15 mil metros quadrados e receberá investimentos complementares em torno de R$ 8,4 milhões, oriundos do Projeto Governo Cidadão, do Poder Executivo potiguar.
Em solenidade na manhã desta quinta-feira com a presença da governadora Fátima Bezerra; do diretor administrativo do ISD, Jovan Gadioli; do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz; da assessora especial da UFRN para o PAX, Angela Paiva; do prefeito de Macaíba, Emídio Júnior; além de políticos, lideranças empresariais e representantes de entidades do setor produtivo potiguar, o Governo do Estado e a UFRN firmaram um acordo para a adequação dos espaços às necessidades do Parque Tecnológico.
No PAX, serão implementados polos de inovação em setores considerados essenciais ao desenvolvimento social e econômico locais como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços. O polo também deverá abrigar empresas especializadas na fabricação de órteses e próteses destinadas à reabilitação de pacientes com deficiências diversas.
“Esse é um projeto que vem sendo construído há mais de oito anos junto à UFRN. O Instituto Santos Dumont, a Fapern e o Governo do Estado valorizam projetos institucionais. Quatro prefeitos se somam a esse projeto de Parque Tecnológico. O setor produtivo também está representado e tem nos ajudado para que nossos projetos gerem soluções para a comunidade. É o Rio Grande do Norte social e economicamente desenvolvido, pensando na sustentabilidade”, afirmou Angela Paiva, assessora especial da UFRN para o PAX. Ao todo, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo reúne 13 instituições, com o ISD, UFRN e a Universidade do Estado do Rio Grande no Norte (UERN) dando sustentabilidade do ponto de vista acadêmico. “Trabalhamos de mãos dadas para pensar no projeto que visa o desenvolvimento com base na ciência, tecnologia e sustentabilidade”, complementou Angela Paiva.
Rua Nossa Senhora da Conceição, em frente aos Correios
