Há quase 4 meses residindo no Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta em Vilhena, o senhor Antônio da Silva Neto, 71 anos, natural e morador da cidade de Macaíba, Rio Grande do Norte, veio para a cidade com a promessa de realizar um tratamento de vista, porém, não conseguiu sequer sair de sua atual residência.
O senhor Antônio, há cerca de 2 anos atrás, conheceu um homem na Bolívia quando foi fazer seu primeiro tratamento de vista. De acordo com Antônio, este homem o tratou como se fosse da família e lhe ofereceu abrigo em Vilhena e condições para que ele pudesse realizar seu tratamento.
Após esse período, no início deste ano, 2015, Antônio conseguiu finalmente vir a Vilhena para se tratar, mas chegando à cidade, o mesmo não teve mais informações sobre o paradeiro do homem que lhe havia feito às promessas. “Quando cheguei aqui me disseram que ele havia mudado, morrido, ninguém sabia de seu paradeiro. Eu não o encontrei”, diz.
O aposentado que muito já trabalhou, inclusive contribuiu para a construção de Vilhena, enxerga pouquíssimo e precisa muito realizar o tratamento, pois sua situação está se agravando e seu maior medo é perder o privilégio de ver.
Assim que chegou à cidade, disseram ao senhor Antônio que ele ficaria apenas 3 dias no Lar dos Idosos e que em seguida seria encaminhado à Bolívia para fazer uma cirurgia nos olhos, mas desde o dia 7 fevereiro, o aposentado está alojado e não tem contato com a família.
Os responsáveis pelo Lar dos Idosos não podem liberar o senhor Antônio sem ter a certeza do local para onde o mesmo será encaminhado. A política do Lar não permite que qualquer idoso saia da casa sozinho, pois correm o risco de sofrer algo que possa prejudicar sua saúde. Por esta razão é necessário que alguém se responsabilizasse pelo senhor Antônio, assinando um termo garantindo que pode acompanhá-lo e hospedá-lo durante o tratamento, então ele poderá ser liberado. O ideal seria que a família pudesse acompanhá-lo, já que a maioria das pessoas que fazem esse serviço cobram um alto custo.
A notícia chegou a nossa redação com o intuito de localizar a família do idoso, pois ele sente-se muito sozinho e abandonado. Se alguém tiver informações da família favor entrar em contato com o Lar dos Idosos. Sabe-se que o senhor Antônio tem uma filha chamada Adriana Mikely, e que a mesma é moradora de Anápolis em Goiás.
Texto e foto: Sabrina Mathias