
Foto: Cicero Oliveira
Caros membros da Comunidade Universitária da UFRN,
Estamos chegando ao final do semestre letivo 2021.1 e nos preparativos para as aulas do período 2021.2, que terá início em 18 de outubro conforme resolução vigente, que também regulamenta as formas de ensino e estabelece o formato remoto para as aulas, com a possibilidade de realização de atividades práticas presenciais, desde que garantidas as condições de biossegurança e observadas as normas relativas à emergência em saúde pública.
Considerando a grande diversidade que representa a Universidade e as especificidades de cada curso, as atividades práticas presenciais de ensino vêm sendo planejadas por cada colegiado de curso e avanços têm sido observados à medida que os indicadores da pandemia melhoram. Neste mesmo sentido, o retorno presencial dos trabalhos administrativos, técnicos e de gestão vem acontecendo de maneira gradual e escalonada até o dia 1° de outubro, como previsto em normativo desde o início da pandemia e conforme planejamento de cada unidade. Nessa perspectiva, o diálogo com todos os segmentos – docentes, técnicos e estudantes – tem sido fundamental.
Apesar de estarmos observando avanços no processo de vacinação, muitos ainda estão com a imunização incompleta e a pandemia da covid-19 continua, com o surgimento frequente de novas variantes. Dessa forma, vacina, uso de máscara, distanciamento social e utilização de espaços com ventilação são medidas essenciais para reduzir os riscos de transmissão.
Reiteramos, portanto, a necessidade de que compareçam aos locais de vacinação, logo que seus respectivos grupos sejam chamados. Sabemos que o risco de transmissão diminui significativamente para indivíduos com vacinação completa e com o uso de máscaras. Por esse motivo, não podemos descuidar.
A pandemia tem sido um grande desafio diário para cada um de nós, para as nossas famílias e para toda sociedade. Somos gratos pelos esforços empreendidos por cada pessoa para mantermos a comunidade segura, enquanto desenvolvemos as nossas atividades, para que a UFRN possa continuar avançando na sua missão.
Muito obrigado,
José Daniel Diniz Melo
Reitor
