EAJ sedia o 1º Encontro de Zootecnistas do RN

 

No último sábado, dia 28 de outubro, aconteceu o 1º Encontro de Zootecnistas do Rio Grande do Norte, promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas – Rio Grande do Norte (ABZ RN). O evento, realizado na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), foi feito com o objetivo de reunir zootecnistas, estudantes e entusiastas da área.

O objetivo do encontro foi debater sobre assuntos relacionados à produção animal, troca de experiências entre profissionais e estudantes, além de falar sobre vendas, marketing, empreendedorismo, inovação, gestão de pessoas, economia, tecnologia e demais temáticas que fazem parte da zootecnia. O momento contou com palestras, mesas redondas, participação de empresas, premiações, 4 painéis, certificados, sorteios e música ao vivo.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor da EAJ/UFRN, Max Lacerda; do Secretário Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha; do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Rodrigo Maranhão; diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Mário Manso; do coordenador do curso de graduação em Zootecnia, Luis Henrique Borba; da zootecnista Liz Carolina; e da presidente da ABZ – RN, Natália Fidelis.

Guilherme Saldanha foi o convidado especial do evento e realizou a abertura do Encontro. Ele falou para os estudantes da área seguirem na profissão, comentou sobre o estado poder ser transformar em um grande produtor de proteína animal, da exportação da produção agrícola e da necessidade do profissional zootecnista. “A zootecnia é muito importante para o nosso país. O zootecnista é responsável pelo aumento e melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais. Tem um mercado gigante para a gente, por isso, nossa profissão é importante”, afirmou.

Max Lacerda também ressaltou a importância do profissional da área e comentou sobre as áreas de produção da escola, citando a reforma nos diversos setores. Além disso, mencionou sobre parceria com o IDIARN para a ampliação de muitas estruturas da instituição.

O evento promoveu as palestras “Estratégias de vendas para o setor zootécnico: abordagens eficazes para fechar negócios”, ministrada por Edgar Manso; “Como ser um profissional ativo nas mídias”, de Emerson Éter; “Oportunidades para o zootecnista empreendedor”, com Karol Lopes; “Startup e o uso de tecnologias para a produção animal”, feita por Marcos Britto; “Parcerias de sucesso”, de Silvia Simonet; “Como me destacar profissionalmente: uma visão de presente e futuro”, realizada por Elton Alves; “Startups no agronegócio: a geração do hoje construindo o amanhã”, de Malu Fontes; “Financiamento para o agro: o que um zootecnista precisa saber”, ministrada por Irrailson Ferreira; e “Autonomia de sucesso na zootecnia”, com Victor Henneg e Ernesto Guevara.

Na ocasião, ainda foram realizadas as mesas redondas “Panorama da zootecnia no RN e perspectivas futuras”, com a participação de Marcel Lopes, Valdi Lima, Liz Carolina, Ernesto Guevara e Mário Manso; “Inovação e empreendedorismo na zootecnia”, com Tawfic Hasbun, Daniel de Lelis e Marcel Lopes; e “Tendências de mercado e comportamento do consumidor na zootecnia”, com Erik Barroso, Igor Bezerra e Otto Crizanto.

Administrador