Na última sexta-feira (10), foi encerrado o XIV Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2023). O evento, realizado de 8 a 10 de novembro no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), retornou à região Nordeste após 20 anos. É o principal evento científico do país para discussão dos resultados, alcance e desafios das pesquisas básica e aplicada em computação nas ciências agrárias.
Na 14ª edição, o SBIAgro 2023 teve como tema “Avanços na agricultura digital colaborativa”, enfatizando a importância do fator humano na Sociedade 5.0 como principal aliado para que as tecnologias habilitadoras 4.0 alcancem os objetivos e impactos nos processos ao longo das cadeias produtivas animal e vegetal, do campo à mesa.
A abertura contou com as palestras “Desenvolvimentos tecnológicos habilitadores nos setores sucroalcooleiro e de fruticultura”, ministrada pela professora e engenheira mecânica Barbara Janet Teruel Mederos, da Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Engenharia Agrícola (UNICAMP) e “Panorama sobre as pesquisas de aplicação do Blockchain no Agro”, de Wilian França Costa, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Além disso, contou com o painel “Avanços e aspectos éticos em Inteligência Artificial na agricultura digital”, com Bruno de Carvalho Albertini (EPUSP), Laura Emmanuella Alves (EAJ/UFRN e UFRJ), Rodrigo Tripodi Calumby (UEFS e PGCC/UEFS) e Thiago de Almeida Prado (especialista de marketing na Imagem Geosistemas).
Durante os três dias de evento, o Congresso promoveu uma programação com palestras, sessões técnicas e painéis de discussão que reuniu pesquisadores, estudantes, empresas e produtores de todas as regiões do país. Foram apresentados trabalhos de iniciação científica, teses e dissertações relacionadas a métodos computacionais, agroinformática, Tecnologia de Informação aplicada à agropecuária e demais áreas na temática do evento.
Para encerrar o Congresso, foi realizada a palestra “Inovações tecnológicas sustentáveis para agricultura 5.0: desafios envolvendo conectividade e energia como base para viabilizar AIoT no campo”, com Leonardo Bidese de Pinho, do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAP). O professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) falou sobre os desafios em relação à conectividade e energia para tornar AIoT viável no campo.
A cerimônia de encerramento contou com a apresentação de pitches que concorriam no ideas for agro, iniciativa com o objetivo de estimular a criação, o desenvolvimento e aprimoramento de ideias inovadoras na temática da Agricultura 4.0 na cadeia produtiva, escoamento de produção, rastreabilidade, controle de qualidade e serviços associados. O BeeMon, projeto de monitoramento sustentável de colmeias com tecnologia AIoT, conquistou o primeiro lugar na premiação. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Aluízio Silvio Filho, Arthur Lucas Costa, Caio Miguel Leite, Diogo de Oliveira, Gabriel de Carvalho, Guilherme Augusto Carvalho e Lucas de Oliveira, supervisionados pela professora Tásia Moura Cardoso. Além disso, aconteceram as premiações do concurso de Iniciação Científica, de teses e dissertações (categorias mestrado e doutorado) e premiação da Trilha Principal (sessões técnicas).
O coordenador do SBIAgro, Josenalde Barbosa, agradeceu às instituições parceiras, patrocinadores e equipes envolvidas na idealização do projeto: comissão organizadora geral e local, comissão científica, comitê de programa, comissão de iniciação científica, concursos de teses e dissertações, comissão de finanças e comitê de empreendedorismo e inovação. “Esse Congresso foi um projeto de dois anos de muito esforço. Agradeço demais a EAJ, na figura do diretor Max Lacerda e do diretor adjunto Márcio Dias, pelo apoio. No evento, nós tivemos 95 pessoas credenciadas e foram submetidos 97 trabalhos. Para nós, perfeitamente dentro das nossas expectativas. E insistimos para que esse ano o Congresso fosse 100% presencial para haver o resgate do encontro e networking”, comenta.
Por Matheus Silva – comunicação EAJ