A obra de duplicação da Reta Tabajara, trecho da rodovia federal BR-304, tem sido motivo de muitas reclamações e questionamentos. Com o fluxo diário de veículos intenso, os potiguares aguardam ansiosamente pela conclusão do projeto que se arrasta há anos.
De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o momento, já foram liberados ao tráfego 13,48 quilômetros da duplicação, correspondentes à pista direita nova, e mais 4,60 quilômetros de restauração do pavimento existente, destinados à pista esquerda. O DNIT estima que, até dezembro deste ano, todos os serviços iniciados sejam concluídos, com a liberação de mais 6 quilômetros de pistas duplicadas e a finalização dos serviços complementares, incluindo a liberação de quatro viadutos no trecho da Reta Tabajara.
Apesar dos avanços mencionados, a população ainda demonstra inquietação e incertezas em relação à conclusão da obra. A duplicação da Reta Tabajara é um pleito antigo, aguardado pela população que utiliza a via como principal acesso entre Natal e Mossoró, além de conectar importantes municípios do estado. No entanto, os atrasos na execução do projeto têm gerado frustração.
O investimento na obra já atingiu a marca de aproximadamente R$ 224 milhões até o final de maio, de acordo com o DNIT. Esse valor já foi reajustado, mas o órgão não detalhou os motivos do aumento expressivo nos custos. Especialistas acreditam que a falta de um planejamento adequado e a necessidade de ajustes técnicos podem ter contribuído para o aumento dos gastos.
Para Victor Hugo Vasconcelos, representante de uma empresa de produtos eletrônicos que transita frequentemente pelo trecho, a obra da Reta Tabajara parece interminável. Ele ressalta que, quando a duplicação for finalizada, trará benefícios significativos para a locomoção dos motoristas, especialmente para os interiores.
“A redução do trânsito congestionado e a diminuição do tempo de viagem são o que mais esperamos, além de um aumento na segurança, uma vez que ultrapassagens ilegais são frequentes na região”, ressaltou Victor.
O fluxo diário na Reta Tabajara é de 13 mil veículos, de um total de 70 mil na BR-304. O trecho é considerado um dos mais relevantes da rodovia federal, compreendido entre os quilômetros 281 e 308, constitui uma das principais obras de mobilidade urbana na Grande Natal. A duplicação da via trará inúmeros benefícios, incluindo maior segurança e facilidade no tráfego, uma vez que permitirá o deslocamento em duas faixas, evitando a necessidade de ultrapassagens pela contramão.
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