Alianças a nível estadual influencia destino partidário em Macaíba

Situação no MDB

O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) esteve na última semana com o prefeito Emídio Júnior (PL) na sede nacional do MDB, em Brasília. Como é de conhecimento dos nossos leitores, o prefeito de Macaíba está de malas prontas para o MDB.

Com a saída do deputado federal João Maia do PL, tanto os aliados de João quanto de Kleber caminham para deixar o Partido Liberal, hoje sob comando de Rogério Marinho.

Além de Emídio Júnior, o prefeito de Monte Alegre André Rodrigues (PL) e os pré-candidatos Severino Rodrigues (São João de Mipibu) e Professora Nilda (Parnamirim), deverão disputar a eleição pelo MDB.

Oposição pelo PSB e Podemos

O vice-prefeito Netinho França até o presente momento não tem intenção de deixar o PSB. Netinho mantém uma boa relação política com o ex-deputado federal Rafael Motta, presidente estadual da sigla. Outra legenda de portas abertas para Netinho é o Republicanos, partido presidido no Rio Grande do Norte pelo prefeito Álvaro Dias.

Caso o quadro partidário não mude, nem na situação e muito menos na oposição, Macaíba terá de volta a disputa entre MDB e PSB, fato esse ocorrido nas eleições de 2004 e 2008.

O grupo local liderado por Janssen Motos, ex-candidato a prefeito de Macaíba, poderá permanecer no Podemos. Conforme já tratamos do tema, Janssen e seu grupo são aliados do senador Styvenson. Nas últimas semanas, o senador vinha tendo diálogos com outros partidos visando uma sigla maior para enfrentar as próximas eleições.

O partido que caminhava para ser presidido por Styvenson era o Partido Progressista (PP), mas nos últimos dias teve início articulações em Brasília para que o comando do partido vá para o deputado João Maia, diante deste cenário é provável que Styvenson permaneça no Podemos.

Janssen Motos em conversa com o Macaíba no Ar, nos informou que segue o senador, caso ele permaneça no Podemos, o grupo também deverá permanecer.

A definir

O grupo Aliança por Macaíba ainda não definiu por qual partido disputará a eleição. O grupo ligado ao deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil), busca uma sigla que garanta autonomia nas eleições de 2024. Em conversa com o Macaíba no Ar, membros do Aliança por Macaíba nos informaram que a escolha partidária está sendo articulada e no momento oportuno eles irão comunicar o destino partidário.

PSOL

Wedson Poeta, presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), nos afirmou que iniciou diálogos visando a disputa eleitoral de 2024. Segundo Poeta, ele já tem alguns nomes para integrar a nominata do partido e iniciou uma campanha de filiação.

Poeta também afirmou que mantém seu nome como pré-candidato a prefeito.

 

Administrador