UFRN aplica questionário sobre o Período Suplementar Excepcional

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), está aplicando um questionário sobre o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), com o intuito de analisar a experiência do ensino remoto emergencial na instituição. Os estudantes e professores devem responder, até esta quarta-feira, 29 de julho, ao questionário que está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

De acordo com o presidente da CPA, Alexandre Queiroz, a avaliação do PLSE é um processo de coleta de informações que visa conhecer a experiência do ensino remoto emergencial desenvolvido no período letivo 2020.5. Dessa forma, o principal objetivo é subsidiar o planejamento da instituição para os próximos períodos letivos, ao analisar diversas questões como as ações de inclusão digital, apontando para os docentes as estratégias pedagógicas e recursos tecnológicos que apresentaram melhores resultados.

O questionário é voltado para professores e estudantes que participaram do PLSE e contém 26 perguntas, com foco na experiência do ensino remoto, destacando questões relacionadas aos recursos tecnológicos e plataformas, experiência de interação e a qualidade do aprendizado. Para responder às questões, basta acessar a página do SIGAA e efetuar login (acesso). Ainda segundo a CPA, os resultados e análises serão disponibilizados para toda a comunidade acadêmica.

CPA

As atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) estão definidas pela Lei 10.861 de abril de 2004. A CPA é uma comissão que goza de independência da gestão da instituição e tem como finalidade a condução dos processos de avaliação internos da universidade, de sistematização, divulgação e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). A Comissão utiliza diversos procedimentos e técnicas de avaliação que podem ser desde a aplicação de questionários, realização de entrevistas, avaliações in loco com grupo focal, análise documental, análises estatísticas, entre outras. A CPA avalia a instituição em todas as suas dimensões, por exemplo a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, a política de pessoal, o Plano de Desenvolvimento Institucional, a infraestrutura e a responsabilidade social da UFRN.

Administrador