Sine retoma atendimento presencial em Centrais do Cidadão com agendamento prévio

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, informa que o serviço do Sine-RN vai retomar o atendimento presencial em algumas unidades. O funcionamento excepcional das Centrais do Cidadão foi assegurado pelo Decreto nº 29.705, publicado nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do RN.

As unidades que abrirão, excepcionalmente, para atendimento do Sine-RN são as Centrais do Cidadão de Assu, Currais Novos, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O horário de atendimento nas centrais será das 7h às 13h.

A intenção é suprir uma demanda já existente de trabalhadores que estão em busca do seguro-desemprego e estão encontrando dificuldades nos canais digitais, bem como evitar aglomerações na sede do órgão, em Natal. Os atendimentos, entretanto, só irão acontecer mediante agendamento prévio.

Em razão da pandemia da Covid-19 e com o objetivo de inibir aglomerações, o funcionamento das Centrais do Cidadão em todo território potiguar estava suspenso. Com as unidades fechadas, a matriz do Sine-RN, em Natal, passou a receber um acúmulo de pessoas depois que foi reaberta para atendimentos presenciais no dia 22 de abril. Para solucionar essa questão, o Governo do Estado optou pela expansão dos atendimentos nas Centrais do Cidadão.

Embora tenha sido retomado o serviço de forma presencial, é importante destacar que só serão recebidas as pessoas que agendarem o atendimento previamente. Isto é,  as pessoas que fizerem o deslocamento até as Centrais do Cidadão sem agendamento prévio não serão atendidas. “O objetivo do sistema de agendamento é garantir a segurança da população, para diminuir as chances de transmissão do novo coronavírus. O objetivo é evitar filas com aglomeração de pessoas”, afirma o secretário-adjunto da Sead, George Câmara.

A reabertura excepcional de algumas Centrais do Cidadão seguirá também os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde e do Decreto nº 29.705, como a disponibilização suficiente de máscaras aos funcionários e de álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso; a manutenção de higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; e ocontrole de frequência não superior a 20 pessoas no local.

O agendamento pode ser feito, provisoriamente, por meio de um número de celular. Cada unidade, dispõe de um número. Em breve, será disponibilizado um número institucional para as marcações de horários em todas as Centrais. A população à procura do serviço do Sine pode telefonar durante o horário das 7h às 13h. Confira os contatos:

Assu: 99169-1018;
Currais Novos: 99963-5634;
João Câmara: 99428-5586 (Sandra);
Pau dos Ferros: 99605-7028 (Paulo);
Santa Cruz: 98719-3210 (Márcio).
Em Natal, os números disponibilizados para agendamento na unidade matriz, em Candelária, são (84) 3232-7845 ou 3232-7848, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

ITEP/RN: emissão de RG

Com a finalidade de evitar aglomerações na sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), localizada no bairro da Ribeira, em Natal, que também passou a receber um acúmulo de pessoas em busca da emissão de Carteiras de Identidade, algumas Centrais do Cidadão também passam a realizar esse serviço, conforme Decreto nº 29.705. São elas: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu.

O intuito é suprir a demanda da população em receber o auxílio emergencial do Governo Federal, fornecido pela Caixa Econômica Federal. Serão oferecidas 160 fichas diárias, sendo 60 atendimentos para Natal, 40 atendimentos para Parnamirim e São José de Mipibu, e 20 atendimentos para São Gonçalo do Amarante.

O agendamento para emissão do RG em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante é feito online, exclusivamente, por meio do site central.rn.gov.br. É necessário a criação de um cadastro, com e-mail e senha, além da apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular, não sendo possível realizar o agendamento para terceiros. O agendamento pelo site oferecerá atendimento no dia útil seguinte, com horário marcado. No momento agendado, será obrigatória a apresentação de documento que comprove o direito a retirada do auxílio emergencial.

Apenas a unidade de São José de Mipibu realizará os atendimentos, por ordem de chegada, sendo feito o controle em forma de triagem, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento do distanciamento recomendado.

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