Projeto de extensão Ecoponto coleta resíduos para reciclagem

UFRN/Assecom

O Ecoponto, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ecologia do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), continua promovendo a arrecadação de resíduos para reciclagem. A ação é permanente e conta com pontos de recolhimento no Centro de Convivência Djalma Marinho e, também, no CB.

A iniciativa possui coordenação do mestrando em Ecologia Paulo Ivo Silva de Medeiros e da professora Priscila Fabiana Macedo Lopes, do Departamento de Ecologia. A ideia é coletar resíduos sólidos que não são comumente reciclados e direcioná-los para empresas especializadas nesse tipo de processo. Lembrando que resíduos sólidos são comumente chamados de lixo, porém o termo lixo refere-se somente ao que não pode ser reaproveitado.

Atualmente, são coletados resíduos como esponjas de lavar louça, lápis, canetas, borrachas, lapiseiras, marcadores, óleo de cozinha usado (armazenados em garrafas PET) e cápsulas de café plásticas e de alumínio. Os pontos de coleta desses objetos ficam localizados no CB, próximo ao bebedouro central e a lanchonete e, também, no Centro de Convivência, perto da Livraria da UFRN.

Só no primeiro semestre deste ano foram coletados 139 quilos de materiais, entre buchas de louça, produtos de escrita, cápsulas plásticas e de alumínio e óleo de cozinha usado, que receberam o devido direcionamento para descarte.  Os coordenadores do projeto acreditam que a partir da metade do mês de agosto, também passarão a arrecadar tubos de pastas de dente, mas ainda estão entrando em parceria com a empresa especializada na produção deste tipo de material.

Um problema recorrente que o projeto encontra, no entanto, é a falta de atenção por parte de algumas pessoas que acabam usando o local de coleta para descartar lixo comum, como copos descartáveis com café, embalagens de produtos comestíveis, resíduos orgânicos e até restos de comida.

Além da prática de coleta de resíduos sólidos para reciclagem, o projeto Ecoponto também realiza palestras em escolas de Natal, para conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte responsável do lixo. Os interessados em conhecer melhor a iniciativa podem acessar a página do projeto, no Facebook ou no Instagram. Para tirar dúvidas, mandar sugestões e sugerir parcerias, o contato é o e-mail ecopontoufrn@gmail.com.

Link para fotos

Administrador