PRF apreende pássaros silvestres na BR-101 Norte

Agência PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta quinta-feira (08), no distrito de Estivas, no município de Extremoz/RN, dezesseis aves silvestres, que estavam no cativeiro em residências, próximo à BR 101 Norte.

Após denúncia anônima ao telefone de emergência 191 da PRF, uma equipe se deslocou para o local informado e constatou a existência dos pássaros presos em gaiolas, em quatro casas da comunidade.

Na ocorrência foram encontrados três azulões, dois galos de campina, dois sebites, dois gaturamos, um concriz, um sanhaço, um sabiá, um canário da terra, um curió, um pássaro preto e um papa capim.

Todos os animais pertencem à fauna silvestre regional e a sua criação em cativeiro, sem permissão do órgão ambiental competente, constitui crime contra o Meio Ambiente, disposto no art. 29 da Lei 9605/98, que prevê penas de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Diante do flagrante, foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCOs – para cada responsável. O IBAMA foi acionado para recolhimento dos pássaros.

Administrador