Prefeitura de Macaíba promove grande mobilização durante o mês de maio contra a exploração de crianças e adolescentes

A partir da próxima terça-feira (02), A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), vai promover uma série de ações com o objetivo de conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de uma grande campanha de mobilização que vai se estender até o dia 30 de maio, efetivada por meio de ações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) nas escolas, centros de saúde e comunidades urbanas e rurais.

No dia 02 de maio, no horário das 14h, haverá um evento no Centro de Convivência Pax Club, simbolizando o início oficial dessa campanha intitulada “Compartilhe essa ideia”, com a intenção de estimular a população em geral a conhecer, disseminar e denunciar possíveis casos de violação de crianças e adolescentes no município de Macaíba. A campanha é alusiva à data de 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

“Fazemos este trabalho todos os anos em maio como o mês de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil. Em 2017, toda a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social resolveu avançar ainda mais. Iremos focar no estímulo da denúncia, de quebrar o silêncio, iremos trabalhar durante praticamente todo o mês de maio, nas escolas, nos grupos formados pela própria Assistência Social, no serviço de convivência, no CRAS, no CREAS. Vamos utilizar a grande ferramenta de divulgação que são as redes sociais, estimulando então as denúncias”, explicou a secretária Andrea Carla, titular da SEMTAS.

De acordo com a secretária, há uma subnotificação de denúncias no município em relação a esse tipo de violência. Por isso, surgiu a necessidade de fazer uma campanha mais abrangente. “Começaremos no dia 02 de maio, quando iremos mostrar à sociedade macaibense como vai ser desenvolvida essa campanha, como vai ser divulgada através das redes sociais e todas as outras mídias: rádio, carro de som, faixa, colocando não só o número do Disque 100, mas também os números dos órgãos municipais que também têm competência e atribuição para direcionar essa demanda. Toda a Macaíba será mobilizada para a causa da proteção infantil”, completou Andrea.

Haverá palestras em escolas da rede pública, escolhidas por estarem localizadas, conforme diagnóstico municipal, em comunidades com maior incidência desse tipo de violação de direito. E no dia 18 de maio, será realizada uma vasta blitz com panfletagem e ações de conscientização. Pela manhã na Praça Augusto Severo (Praça do M) e na Praça Antônio Siqueira (Posto da Maré). No período da tarde, ocorre uma concentração na Praça Paulo Holanda Paz (Praça da Pista Nova) com a mesma dinâmica do trabalho consolidado durante a manhã da mesma data.

Assecom

Administrador