Prefeitura de Macaíba devolve instalações do Anita ao Instituto Santos Dumont

Um encontro na manhã desta quinta-feira (10) entre o Instituto Santos Dumont (ISD) e a prefeitura de Macaíba marcou a devolução das instalações que o Instituto havia cedido ao Município para atendimento a casos suspeitos de Covid-19.

A devolução ocorre cinco meses após a assinatura do termo que selou a parceria e “em um momento em que os casos estão em queda e em que a estrutura própria da rede municipal se mostra suficiente para atender a demanda”, disse o prefeito Fernando Cunha.

“O Anita (Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD) complementou o nosso serviço e através desse complemento pudemos desafogar o atendimento aos pacientes e dar a eles uma assistência melhor”, analisou.

As declarações foram dadas durante café da manhã que reuniu, além de dirigentes do Instituto, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da UPA Aluízio Alves, unidade que teve a capacidade de atendimento reforçada pela estrutura do ISD. O evento foi promovido pela prefeitura.

O diretor geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior, ressaltou que a decisão de ceder parte da estrutura ao Município durante a pandemia “concretiza a responsabilidade social do ISD enquanto Organização Social sediada no município”.

“O Instituto é um dos prestadores de serviço de saúde de Macaíba, participa do Conselho Municipal de Saúde e do planejamento das políticas públicas, das ações de educação permanente em saúde e diante de um problema grave, de uma demanda real e da necessidade de espaço para atendimento de urgência foi muito natural entender que essa responsabilidade também era nossa”, disse ele.

Estrutura

O termo de autorização de uso de bem imóvel, instalações e equipamentos assinado entre as partes em 08 de abril possibilitou ao município direcionar parte da população que buscou atendimento na UPA Aluízio Alves para o prédio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD.

A estrutura foi adaptada para oferecer 21 leitos de enfermaria e outros espaços que passaram a ser geridos temporariamente pela prefeitura.

Os serviços ficaram a cargo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA, que funciona ao lado do Anita.

Atendimentos no Anita

Com a devolução das instalações, o Anita se prepara para retomar integralmente a oferta de serviços presenciais nas clínicas a partir de 15 de setembro.

Segundo a gerente do Centro, Lilian Lisboa, atualmente 30% dos atendimentos presenciais a pacientes do CER III, o Centro de reabilitação física, auditiva e intelectual do Anita, estão ativos.

“A expectativa é que 100% estejam à disposição a partir da próxima semana, mas como há usuários de grupos mais vulneráveis à Covid-19 e outros que podem optar por não voltar a frequentar as clínicas neste momento, o funcionamento continuará híbrido, ou seja, com atendimentos oferecidos de forma remota e presencial para os que desejarem”.

A estrutura devolvida ao Instituto passará por sanitização, um processo em que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “o uso de produtos para limpeza e desinfecção de superfícies (saneantes) é um aliado importante para prevenir infecções pelo novo coronavírus (Covid-19)”.

“Estamos retomando com todos os cuidados para os usuários, os estudantes, os residentes e a nossa equipe”, ressaltou Lilian.

O Anita é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona de segunda a sexta-feira (com exceção de feriados nacionais e locais), das 8h às 17h. Agendamentos de consultas e exames podem ser feitos por telefone: +55 (84) 3271-3612 | (84) 3271-1064.

Texto e fotos: Renata Moura – jornalista / Ascom – ISD

Administrador