Praça Paulo Holanda Paz: Ponto de encontro da população macaibense

Todos os dias as cenas se repetem: por volta das 15h, aos poucos, pessoas com ou sem trajes esportivos, sozinhas ou reunidas em grupos, adultos, crianças, adolescentes, enfim, gente das mais variadas faixas etárias se dirigem para a Praça Paulo Holanda Paz, no Centro de Macaíba para praticar esportes, encontrar os amigos, reunir os familiares entre outras atividades.

Casais de namorados, pais e filhos, avós e netos, círculos de amigos se reúnem ao ar livre em um dos espaços públicos mais belos do Rio Grande do Norte. Espaço cada vez mais raro nos grandes centros urbanos.

Consolidada como ponto de encontro dos macaibenses, a “Pista Nova”, como é conhecido o local, batizado com o nome do farmacista macaibense e que conta com uma obra de arte em homenagem a ilustre poeta macaibense Auta de Souza, feita pelo artista plástico Guaraci Gabriel, também é sede de uma série de eventos que reúnem milhares de pessoas, como, por exemplo, o Recital da Escola de Música, as atividades do projeto Macaíba Verão e o Auto de Natal do município.

Nos fins de ano, a bela decoração natalina realizada pela Prefeitura de Macaíba também contribui para que uma série de famílias compareça a praça todas as noites e desfrutem de momentos únicos ao lado de seus amigos e parentes.

Isto pode ser comprovado na fala de Rosineide Lourenço, comerciante, moradora da Rua Coronel Maurício Freire. Ela pratica caminhada no local todos os dias e declara: “É um dos pontos fundamentais da cidade para praticar esportes. Desde os idosos às crianças, todos vêm para cá. É um lugar onde podemos vir sem medo. Há muitos anos que frequento aqui. Quando tem eventos trago minha família, com certeza”, afirma.

Depoimento semelhante ao do senhor Pedro Alves, 60, morador do conjunto IPE, pedreiro pratica corrida há 20 anos. Ele afirma sobre a realidade do local antes da construção da praça e a importância dela: “Antes, a gente que pratica esporte não tinha um espaço deste. Hoje em dia nós temos. Antes tudo isso aqui era só lama e mato. Todos os dias estamos aqui para treinar, correr formar grupos. Sempre trago minha família para cá para ter lazer”, declara Pedro.

Assecom

Administrador