Parnamirim recebe prêmios por crescimento em indicadores sociais

                              Prefeito Maurício Marques recebeu o prêmio na Costa do Sauípe
O município de Parnamirim recebeu, nesta semana, dois prêmios referentes ao crescimento de indicadores sociais: Troféu Município Leitor e Prêmio Juscelino Kubitschek. Nos dois casos, o trabalho realizado em prol do desenvolvimento social da população foi decisivo para a honraria.
Na última década, Parnamirim registrou crescimento de 21,78% nos indicadores de renda, saúde e educação. Com esse resultado, a cidade atingiu o grau de alto desenvolvimento humano, conquistou o primeiro lugar no ranking do Rio Grande do Norte e é o município com o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Nordeste. Os dados fazem parte do Atlas do Desenvolvimento Humano de 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
Os avanços nos indicadores que medem a qualidade de vida foram conseguidos à custa de pesados investimentos, principalmente nas áreas de educação e saúde. Esses resultados credenciaram o prefeito Maurício Marques a ser um dos 30 gestores municipais do país escolhidos para receber o Prêmio Juscelino Kubitschek, entregue na terça-feira (27), durante o 11º Congresso Nacional de Prefeitos, na Costa do Sauipe (BA).
O Prêmio JK já existe há 12 anos e, atualmente, é considerado o mais importante do Brasil em termos de qualificação e responsabilidade pública. Os prefeitos foram eleitos depois de pesquisa feita junto a ministérios, sites governamentais, lei de responsabilidade fiscal e indicações estaduais.
No âmbito da educação, Parnamirim também se destacou. De 300 municípios inscritos, a cidade esteve em evidência no 6º Fórum Nacional Extraordinário da Educação, realizado em Florianópolis/SC, e foi reconhecido como Município Leitor. O prêmio foi recebido pela secretária Vandilma Oliveira das mãos de Dedé Ladeira, formadora do projeto Trilhas. De todos os inscritos, apenas três foram selecionados. 
A comissão de técnicos do Instituto Natura analisou as experiências de mobilização pela alfabetização e leitura de municípios, identificando nas ações de Parnamirim, potencial para transformar a realidade local e inspirar outras cidades. “Para nós é uma grande honra receber um prêmio tão importante porque mostra o reconhecimento do nosso trabalho”, disse a secretária, comemorando também o fato de Parnamirim ser contemplada com um acervo de livros selecionados. 
“Dividimos essa conquista com todos moradores de Parnamirim. É o reconhecimento do trabalho realizado por toda a equipe de auxiliares e funcionários que fazem a administração municipal”, disse o prefeito Maurício Marques.
Tribuna do Norte

Administrador